Pagar às pessoas para serem vacinadas pode mesmo resultar

1

Um programa piloto feito recentemente na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mostra que pagar às pessoas para que estas sejam vacinadas pode mesmo resultar.

É sabido que os portugueses aderiram massivamente à vacinação contra a covid-19. Segundo o último relatório divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), 85% da população já tem a vacinação completa. Infelizmente, o mesmo não se pode dizer de outros países.

É o caso dos Estados Unidos, um dos países mais afetados por esta pandemia, mas que ainda só tem pouco mais de 50% dos seus adultos vacinados. Para convencer mais norte-americanos a serem inoculados, alguns estados começaram a ter algumas ideias criativas como, por exemplo, oferecer cerveja e donuts ou fazer lotarias.

Mas, segundo o site Science Alert, um novo programa piloto feito no estado da Carolina do Norte sugere que pode haver uma estratégia ainda melhor: oferecer dinheiro.

O estudo foi iniciado em quatro condados deste estado norte-americano, onde várias clínicas garantiam um cartão de 25 dólares a qualquer pessoa que lá fosse para tomar a vacina, ou às que levassem um conhecido para que este recebesse a primeira dose. No total, em apenas duas semanas, estas clínicas deram quase três mil destes cartões a 1374 pessoas.

Durante este período, as clínicas que não faziam parte do programa piloto viram as inoculações das primeiras doses cair quase 10%, enquanto as que participaram registaram um aumento de 46%.

Além disso, quando os investigadores responsáveis entrevistaram alguns dos participantes, descobriram que um número significativo havia sido motivado pelo prémio monetário. Destas 401 pessoas, 41% revelaram que o cartão foi uma razão importante para serem vacinados (e isto verificou-se sobretudo entre as comunidades hispânica e afro-americana e entre aqueles com rendimentos mais baixos).

Quase 10% dos entrevistados disseram mesmo que não se teriam preocupado em ser vacinados se não houvesse cartão e 15% afirmaram que esperaram para tomar a vacina até encontrar uma clínica que tivesse um deste cartões ou outro incentivo.

Pessoas mais idosas e com menos rendimentos foram também as mais propensas a ter sido conduzidas às clínicas por alguém que depois recebeu um cartão pelos seus serviços.

“Com centenas de milhões de dólares a serem gastos para acelerar a vacinação contra a covid-19, os resultados deste estudo sugerem que esta estratégia para aumentar a vacinação merece um investimento maior”, concluem os autores do estudo publicado, a 25 de outubro, na revista científica JAMA Internal Medicine.

ZAP //

1 Comment

  1. «O empregado pagou-se de um dólar apenas. E foi uma refeição completa. Tudo porque me vacinei!» , disse uma ruiva de não sei que cidade, na televisão. Pensei que era brincadeira.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.