Padeiros franceses querem que a baguete seja Património Imaterial da UNESCO

A famosa baguete, um símbolo tão grande de França como a Torre Eiffel, pode entrar em breve na lista de tesouros culturais da UNESCO.

Segundo a CNN, os padeiros franceses dizem que o pão artesanal tradicional, cuja compra na padaria local tem sido um ritual na vida diária francesa durante décadas, está a ser empurrado das prateleiras das lojas, mesmo em França, por palitos de pão congelados feitos em linhas de montagem gigantes.

“Não há apenas um único segredo para fazer uma boa baguete tradicional”, disse Mickael Reydellet, dono de oito padarias. “Requer tempo, um savoir-faire, a forma certa de assar, uma boa farinha sem aditivos.”

Um decreto do Governo francês de 1993 determina que as baguetes “tradicionais” devem ser feitas com nada mais do que os quatro ingredientes clássicos. A fermentação da massa deve durar 15 a 20 horas a uma temperatura entre 4ºC a 6ºC.

A Confederação dos Padeiros Franceses apresentou o seu pedido para que a baguete seja adicionada ao ranking da ONU de tesouros intangíveis.

Os padeiros consideram que a lista da UNESCO conservaria um know-how que passou por gerações e protegeria a baguete de impostores ao redor do mundo.

As padarias francesas foram duramente atingidas pelas restrições contra a pandemia de covid-19 no ano passado. “Este título confortaria os padeiros e encorajaria a próxima geração”, disse Reydellet.

Cerca de seis milhões de baguetes são vendidas diariamente em França. Porém, Dominique Anract, presidente da federação de padeiros, disse que o hábito cultural está ameaçado, com cerca de 30 mil padarias a fechar desde 1950, à medida que os supermercados assumiram o controlo. “A primeira coisa que pedimos a uma criança é comprar uma baguete numa padaria”, disse Anract. “Devemos proteger esses hábitos a nós mesmos.”

Atualmente, a baguete enfrenta dois rivais na oferta francesa: os telhados zincados de Paris e o festival do vinho Biou d’Arbois da região do Jura.

O ministro da Cultura da França fará a sua recomendação ao Presidente em março.

O marcador de “património imaterial” da UNESCO – destinado a reconhecer as tradições orais, artes performáticas, práticas sociais, rituais e métodos de artesanato tradicional – já abrange métodos antigos de fazer pão achatado no Irão e no Cazaquistão. A arte por trás de 1.500 ou mais cervejas produzidas na Bélgica foi reconhecida, assim como a arte napolitana de girar a pizza.

  Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Combate à corrupção e ao branqueamento recebe apenas "migalha" da bazuca

Dos 266,9 milhões de euros do PRR que serão investidos pelo Governo na área da Justiça, apenas 0,37% é destinado à PGR e ao DCIAP. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um investimento de …

Auditoria às sondagens das autárquicas. Não houve erro, mas "mecanismos" que mudaram opiniões

A auditoria interna realizada pela Intercampus às sondagens pré-eleitorais das últimas eleições autárquicas, que foram muito criticadas, não detetou erros. Assim, o que pode explicar as divergências são "mecanismos" que fazem mudar a opinião das …

Partidos alertam que demora no leilão do 5G está a atrasar a rede de alta velocidade em Portugal

O leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) dura há quase 200 dias e está a atrasar a implementação da rede de alta velocidade em Portugal. Neste sentido, os partidos, tanto à esquerda como …

Rainha Isabel II está "bem-disposta" depois de passar noite no hospital e já voltou a Windsor

A visita ao hospital de Isabel II foi preventiva e nada teve a ver com a covid-19, confirmou a família real. A monarca vai continuar a descansar nos próximos dias. Depois de ter passado uma noite …

Caso Gabby Petito. Restos mortais encontrados pertencem ao namorado da jovem

As autoridades norte-americanas confirmaram que os restos mortais encontrados na quarta-feira são de Brian Laundrie. Identificação foi feita através de registos dentários. “No dia 21 de outubro de 2021, uma comparação de registos dentários confirmou que …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …

Trabalho não declarado passa a ser crime com pena de prisão até 3 anos

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Esta medida de combate ao …

"Não é o arguido que decide ter Alzheimer." Advogado de Salgado critica recusa em suspender o processo

Depois de o juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, ter recusado suspender o julgamento, Francisco Proença de Carvalho critica a decisão. O julgamento continua …

Poiares Maduro diz que crise política será “responsabilidade” de Costa - e deixa duras críticas a Rio

Miguel Poiares Maduro considera que geringonça criou uma bipolarização no país. O ex-ministro de Pedro Passos Coelho responsabiliza o primeiro-ministro caso haja uma crise política em Portugal. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o jurista refere …

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

Sporting contrata pérola africana que esteve perto de assinar pelo Liverpool

O Sporting terá assegurado a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem promessa de 17 anos que estava a ser seguido pelo Liverpool. No Gana, fala-se que Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi …