Pacto secreto entre Salgado e Chávez rendeu ao BES 6,4 mil milhões de euros

José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado e Hugo Chávez celebraram um acordo secreto que levou a que várias empresas públicas venezuelanas investissem cerca de 6,4 mil milhões de euros no GES e no BES.

O ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez esteve em Portugal, em 2010, para encomendar um milhão e meio de computadores Magalhães a José Sócrates. O Correio da Manhã avança que, nessa sua visita a Portugal, o líder venezuelano celebrou outro acordo que nunca foi revelado publicamente até então.

Ricardo Salgado propôs a Hugo Chávez a criação de uma aliança estratégica entre o Grupo Espírito Santo (GES) e uma entidade o Governo venezuelano. Isto levou a que várias empresas públicas deste país sul-americano investissem no GES e no Banco Espírito Santos (BES) cerca de 6,4 mil milhões de euros.

O acordo foi revelado uma carta enviada por Temir Porras Ponceleon, secretário executivo do Fundo de Desenvolvimento Nacional da Venezuela, a Ricardo Salgado, em 2013.

“No âmbito da celebração da comissão mista Portugal – Venezuela, na qual foi assinado o acordo para a construção de dois barcos asfalteiros para PDVSA [Petróleos da Venezuela], o presidente da República Bolivariana de Venezuela e várias autoridades do nosso país foram abordados pelo Sr. Ricardo Salgado para que fosse criada uma aliança estratégica entre uma entidade pertencente ao governo da República Bolivariana e o Grupo Espírito Santo (GES)”, lê-se na carta.

A carta revela ainda que, numa reunião em junho de 2013, as duas partes acordaram que o Fundo de Desenvolvimento Nacional da Venezuela investiria 500 milhões de euros no capital social do GES no espaço de um ano.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E o Ricardinho ainda continua à solta!
    Eh! Eh! Eh!
    E o “assobiador” continua preso no anexo ao prédio da PJ?!
    Ah! Ah! Ah!
    Ana Gomes!
    Dê já em cima desta associação de artistas, para quem todos os criminosos são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros! Isto tem de mudar!
    E depressa! Ou vem aí o Ventura…

  2. Relativamente a Ricardo Salgado e a dar crédito à sua situação actual, parece não existirem dúvidas pertinentes sobre a teia de corrupção em que está envolvido e, como tal, não deve surpreender a sua abordagem à Venezuela para aí estender os tentáculos. Por outro lado e
    como sabemos que o Novo Banco está na posse de alguns bons milhões de euros surripiados àquele País sul americano em virtude de sanções económicas ordenadas pela administração
    Trump a que a União Europeia e a Grã-Bretanha deram imediato aval, também não nos suscitará grandes e legítimas dúvidas que várias empresas públicas do referido país sul-americano tenham sido assediadas para investirem no GES e no BES.

RESPONDER

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …

Irão diz que avião ucraniano foi abatido devido a erro humano

Um erro humano relacionado com um mau ajuste do radar militar foi a causa do acidente com o boeing ucraniano abatido em 8 de janeiro perto de Teerão, Irão, provocando 176 mortos, concluiu o relatório …

Mais seis mortes, 291 novos casos e 252 recuperados

Portugal regista este domingo mais seis mortes e 291 novos casos de infeção confirmados de covid-19 por comparação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o boletim diário da …