Pacto secreto entre Salgado e Chávez rendeu ao BES 6,4 mil milhões de euros

José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado e Hugo Chávez celebraram um acordo secreto que levou a que várias empresas públicas venezuelanas investissem cerca de 6,4 mil milhões de euros no GES e no BES.

O ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez esteve em Portugal, em 2010, para encomendar um milhão e meio de computadores Magalhães a José Sócrates. O Correio da Manhã avança que, nessa sua visita a Portugal, o líder venezuelano celebrou outro acordo que nunca foi revelado publicamente até então.

Ricardo Salgado propôs a Hugo Chávez a criação de uma aliança estratégica entre o Grupo Espírito Santo (GES) e uma entidade o Governo venezuelano. Isto levou a que várias empresas públicas deste país sul-americano investissem no GES e no Banco Espírito Santos (BES) cerca de 6,4 mil milhões de euros.

O acordo foi revelado uma carta enviada por Temir Porras Ponceleon, secretário executivo do Fundo de Desenvolvimento Nacional da Venezuela, a Ricardo Salgado, em 2013.

“No âmbito da celebração da comissão mista Portugal – Venezuela, na qual foi assinado o acordo para a construção de dois barcos asfalteiros para PDVSA [Petróleos da Venezuela], o presidente da República Bolivariana de Venezuela e várias autoridades do nosso país foram abordados pelo Sr. Ricardo Salgado para que fosse criada uma aliança estratégica entre uma entidade pertencente ao governo da República Bolivariana e o Grupo Espírito Santo (GES)”, lê-se na carta.

A carta revela ainda que, numa reunião em junho de 2013, as duas partes acordaram que o Fundo de Desenvolvimento Nacional da Venezuela investiria 500 milhões de euros no capital social do GES no espaço de um ano.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. E o Ricardinho ainda continua à solta!
    Eh! Eh! Eh!
    E o “assobiador” continua preso no anexo ao prédio da PJ?!
    Ah! Ah! Ah!
    Ana Gomes!
    Dê já em cima desta associação de artistas, para quem todos os criminosos são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros! Isto tem de mudar!
    E depressa! Ou vem aí o Ventura…

  2. Relativamente a Ricardo Salgado e a dar crédito à sua situação actual, parece não existirem dúvidas pertinentes sobre a teia de corrupção em que está envolvido e, como tal, não deve surpreender a sua abordagem à Venezuela para aí estender os tentáculos. Por outro lado e
    como sabemos que o Novo Banco está na posse de alguns bons milhões de euros surripiados àquele País sul americano em virtude de sanções económicas ordenadas pela administração
    Trump a que a União Europeia e a Grã-Bretanha deram imediato aval, também não nos suscitará grandes e legítimas dúvidas que várias empresas públicas do referido país sul-americano tenham sido assediadas para investirem no GES e no BES.

  3. As empresas privadas teem como objectivo dar lucro…
    Os governos teem como obrigacao oferecer servicos a toda populacao, mesmo que de resultados negativos.

    Claro que Salgado ‘e rato velho, chavez queria jogar, todos ganharam e todos perderam..

RESPONDER

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …

Galp compromete-se a falar com cada um dos 401 trabalhadores da refinaria de Matosinhos

A petrolífera anunciou que irá realizar, entre fevereiro e março, conversas individuais com cada um dos 401 trabalhadores afetados pela decisão de fechar a refinaria de Matosinhos. No final de dezembro do ano passado, a …

RTP anuncia intérpretes do Festival da Canção 2021. Final acontece em estúdio sem público

A RTP anunciou, esta quarta-feira, os intérpretes e as 20 canções a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. Na conferência de imprensa, decorrida online, ficou também a saber-se que a final do …

França disposta a reconhecer erros do passado colonial na Argélia

O Presidente francês Emmanuel Macron vai adotar "atos simbólicos" destinados a reconhecer os erros da era colonial francesa na Argélia, mas não está a considerar um pedido de "desculpas" oficial pretendido por Argel, indicou esta …

Sporting avança com nova proposta por Paulinho

O Sporting avançou com uma nova proposta pelo avançado português Paulinho, ao serviço do SC Braga, depois de as partes não terem conseguido chegar a acordo na janela de transferências do verão passado.  De acordo com …

Beatriz Freitas escolhida para presidente do Banco Português de Fomento

Beatriz Freitas, que já assegurava o cargo de forma interina, foi a escolhida para presidente executiva do Banco Português de Fomento (BPF). O jornal online ECO apurou, junto de vários fontes, que Beatriz Freitas foi a …

Pais com filhos até 12 anos já podem pedir apoio à Segurança Social

Os pais de crianças até aos 12 anos que tiverem de ficar em casa com os filhos devido ao encerramento das escolas já podem pedir o apoio excecional à família, segundo o Instituto da Segurança …

Políticas de Lagarde geram 245 milhões para a banca portuguesa

A estratégia do Banco Central Europeu (BCE) de combate ao impacto da pandemia na banca está a gerar ganhos de 4,8 mil milhões de euros para as instituições financeiras da Zona Euro, com Portugal do …