Milhares de pessoas relatam problemas, entre Microsoft 365, Azure ou e-mail. A infraestrutura de rede da Microsoft falha mesmo.
Apenas 10 dias depois de um grande apagão informático, que afectou milhões de pessoas, a Microsoft passa por um novo dia de problemas globais. Noutra escala.
Milhares de pessoas, em diversos pontos do planeta, começaram a queixar-se de falhas em diversos produtos da empresa.
O problema – cuja origem está a ser investigada pela empresa – impediu acesso a serviços como Microsoft Azure, Microsoft 365 (que inclui Office e e-mail), ou ao jogo Minecraft.
Ao longo da tarde desta terça-feira, milhares de problemas foram denunciados no Downdetector, a plataforma online que dá informações em tempo real sobre vários sites e serviços.
A Microsoft apercebeu-se da situação e pediu desculpa, prometendo resolver a situação o mais rapidamente possível.
Uma hora e meia depois, havia sinais de recuperação no Azure, mas não havia previsão para o momento da recuperação total.
Alan Woodward, especialista em cibersegurança, disse na BBC que “parece um pouco surreal que estejamos outra vez a enfrentar uma interrupção grave nos serviços online da Microsoft”.
“O culpado parece ser a infraestrutura de rede, mas seria de se esperar que, com sistemas tão importantes baseados na nuvem, não houvesse um único ponto de falha”.
“Seria de esperar que a infraestrutura de rede da Microsoft fosse à prova de bomba“, acrescentou o professor Alan Woodward.
Curiosamente, esta falha surge poucas horas antes de a Microsoft apresentar os seus relatórios financeiros mais recentes.