Mega-apagão informático causa caos em todo o mundo – e afeta Portugal

4

DgOlsen / Wikimedia

Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa

Uma falha na Microsoft está a causar problemas à escala global. MEO, NOS e Vodafone estão a ser afetadas. Caixa Geral de Depósitos e Santander também reportaram falhas. ANA admite constrangimentos na operação dos aeroportos nacionais.

Andar de avião, fazer transações no banco, fazer chamadas, ou, simplesmente, trabalhar no Excel ou no PowerPoint pode ser difícil, esta sexta-feira.

Uma mega-apagão informático na Microsoft está a causar problemas em inúmeras empresas, incluindo companhias aéreas, financeiras, de media e outras indústrias em todo o mundo.

Desde a noite passada que têm sido registados picos repentinos de incidentes em vários sites que incluem aplicações da Microsoft.

Os problemas que começaram a ser detetados nos Estados Unidos, onde todos os voos de várias companhias aéreas foram suspensos, e espalharam-se por várias partes do mundo.

Na Europa, a RyanAir e AirFrance já comunicaram problemas informáticos.

A ANA admite que são esperados constrangimentos nos aeroportos nacionais já que há companhias aéreas e empresas de handling afetadas pela falha global no sistema da Microsoft.

De acordo com a SIC Notícias, em Portugal, não está ainda a haver problemas nos aeroportos, mas as operadoras MEO, NOS e Vodafone estão com falhas.

A Caixa Geral de Depósitos e o Santander também estão a ser afetados.

Falha complica vida de milhares

A Microsoft já disse estar a tomar medidas de mitigação: “Os nossos serviços estão em vias de ser recuperados à medida que tomamos medidas de mitigação”, escreveu a gigante tecnológica no X/Twitter.

O anúncio surgiu numa altura em que muitas empresas, em vários pontos do mundo, continuam a relatar problemas técnicos ou interrupções – nomeadamente em aeroportos internacionais em todo o mundo.

Amesterdão (Países Baixos), Praga (Chéquia) estão a meio-gás. Em Berlim (Alemanha), todos os voos até às 10h foram suspensos. Em Edimburgo (Escócia), o sistema de digitalizações dos cartões de embarque não está a funcionar.

De acordo com a CNN Portugal, todos os aeroportos espanhóis também estão com constrangimentos.

Apesar do sistema informático dos aeroportos portugueses não ter sido afetado diretamente, a ANA – Aeroportos Nacionais solicita aos passageiros que se informem sobre o estado do seu voo antes de se dirigirem para o aeroporto.

Neste momento, refere fonte oficial da empresa, “está a ser avaliado o impacto desta situação sendo esperados constrangimentos na operação aeroportuária que afetam companhias aéreas e outros aeroportos”, refere-se.

Empresas australianas como a ABC TV, os aeroportos de Sydney e Melbourne e uma cadeia de supermercados, a maior operadora ferroviária britânica, bem como a Bolsa de Valores de Londres também estão a ser afetados.

Esta manhã, a Sky News esteve sem sinal, por alguns instantes. “Pedimos desculpa pela interrupção desta transmissão”, podia ler-se na televisão britânica.

Ainda mais grave: No Alasca (EUA), as linhas de emergência 911 (equivalente ao 112) não estão a funcionar.

Serviços Microsoft 365 “degradados”

Numa mensagem intitulada “Degradação de serviço”, a Microsoft afirma que os utilizadores “podem não conseguir aceder a várias aplicações e serviços Microsoft 365”, como, por exemplo, o Word, o Excel ou o PowerPoint.

A Microsoft acrescenta que está mobilizada e a tratar o assunto “com a mais alta prioridade e urgência, ao mesmo tempo que continua a abordar o impacto contínuo nas restantes aplicações do Microsoft 365 que se encontram num estado degradado”.

ZAP // Lusa

4 Comments

  1. Faltou dizer que o problema se deveu a um erro de uma empresa de software de segurança, CrowdStrike, que com uma atualização do seu software antivírus, Falcon, causou esta confusão toda
    Não foi um problema do sistema operativo, mas sim um software terceiro à Microsoft, que causou o problema
    Vejam o tombo que as ações da CrowdStrike tiveram depois de se saber o que realmente aconteceu

  2. Caro àlvaro,
    Não confunda as coisas, os serviços Microsoft 365 são independentes do problema da CrowdStrike, esse sim ao nível do Sistema Operativo Windows 10. As falhas de serviço (outages) do Microsoft 365 vão-se avolumando e cada vez com mais impacto.
    Cumprimentos.

  3. O mundo depende destes serviços informáticos e o caos pode ser total. Ontem mesmo, vários pacientes do hospital Povisa em Vigo (eu entre eles) viram as suas consultas anuladas devido a um bloqueio informático no sistema da Windows que gerou consultas num horário em que os médicos não estavam disponíveis. O Banco Santander ficou igualmente sem ligação durante uns momentos, pelo menos na Galiza.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.