Outono antecipa-se e chega na terça-feira com chuva e frio

an untrained eye / Flickr

-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê uma mudança do estado do tempo no Continente nos próximos dias, com chuva forte e descida acentuada das temperaturas, em especial na terça e quarta-feira.

“A partir de segunda-feira vai haver, de facto, uma mudança do estado do tempo, sentida especialmente na terça e na quarta-feira”, afirmou a meteorologista do IPMA Maria João Frada à Lusa, acrescentando que se tratará de “uma mudança para o outono”.

Depois de na semana passada Portugal Continental ter registado temperaturas muito elevadas, sendo terça-feira o dia mais quente do ano, o IPMA prevê que “as temperaturas vão descer para valores que não vão ultrapassar, no máximo dos máximos, 22/23 graus”.

“As [temperaturas] mínimas andarão na casa dos oito, dez, doze graus. No Algarve [serão] um pouco mais altas, entre 15, 17 graus, mas nas serras mais altas, nomeadamente na Serra da Estrela, as mínimas podem ir na quarta-feira para os cinco, seis graus”, disse.

Maria João Frada explicou que “a massa de ar que vai atravessar o território do Continente na terça-feira é tropical ou equatorial modificada, vem do Atlântico, e está associada a uma depressão que está centrada a noroeste das ilhas britânicas”.

“Essa massa de ar tem muita atividade e tem potencial para dar precipitação muito forte” na terça-feira, disse, “são as primeiras precipitações de setembro já a querer indicar que estamos numa mudança para o outono”.

De acordo com a meteorologista, esta segunda-feira o céu ainda estará pouco nublado ou limpo, no entanto, no litoral oeste, e em especial na faixa costeira a norte do Cabo Raso, haverá nebulosidade baixa, eventualmente neblinas e nevoeiros que podem persistir em alguns locais ao longo do dia.

Mas a partir do final da tarde, e em especial durante o dia de terça-feira, a passagem no território de um sistema frontal de forte atividade vai dar “precipitação forte em qualquer local do Continente”.

“Em qualquer local a probabilidade de precipitação forte é elevada”, sustentou, acrescentando que “não se pode excluir que não haja trovoada”.

Segundo referiu, provavelmente o país ficará “pintado de amarelo”, cor do primeiro aviso do IPMA que é emitido quando estão previstos ou se observam fenómenos meteorológicos adversos.

O estado do tempo volta a “melhorar significativamente” a partir da tarde de terça-feira, mas apenas na região sul, onde o céu tornar-se-á gradualmente pouco nublado.

Para as regiões do norte e centro estão ainda previstos “aguaceiros, por vezes fortes, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …