Outeiro, em Bragança, é a primeira aldeia portuguesa com uma basílica

 igreja do Santuário de Santo Cristo de Outeiro

A igreja do Santuário de Santo Cristo de Outeiro, em Bragança, foi elevada pela Santa Sé a basílica menor, a primeira da diocese transmontana e a única numa aldeia portuguesa com este estatuto.

O novo título “é importante a todos os níveis”, como realçou hoje à Lusa o bispo da Diocese de Bragança-Miranda, José Cordeiro, que presidirá no sábado, naquele templo, à eucaristia em que será lido o decreto da Santa Sé que atribui o novo estatuto.

A elevação a basílica significa, segundo o prelado, “um vínculo maior com a Igreja, a Santa Sé e o papa”.

José Cordeiro explicou que na Igreja Católica as basílicas maiores são as quatro em Roma e outras que estão ligadas diretamente ao papa.

As restantes têm o título de basílica menor, como o agora atribuído a Outeiro, que é a primeira aldeia de Portugal a ter esta distinção.

O santuário de Santo Cristo de Outeiro, erguido no meio da pequena aldeia do concelho de Bragança, “há mais de 300 anos que representa o que de melhor existe em Portugal, sobretudo situado numa aldeia”, indicou o bispo diocesano.

O mais jovem prelado de Portugal aponta “a talha, a arquitetura, a pintura”, mas destaca sobretudo a sacristia desta igreja, “uma autêntica escola bíblica”, uma obra de arte da autoria do pintor espanhol setecentista Bustamante.

As paredes da sacristia estão cobertas com cerca de 90 imagens emolduradas que representam cenas bíblicas com a vida de Cristo.

Este local de culto, próximo da fronteira, começou a ser erguido em 1648, na sequência da Restauração, depois de Portugal ter recuperado a soberania aos reinados espanhóis.

Em 2011, foram realizadas trabalhos de restauro no santuário.

O bispo diocesano acredita que a elevação a basílica dará também mais visibilidade nos roteiros do turismo religioso da Diocese a este património, que é monumento nacional desde 1927.

A Diocese de Bragança-Miranda anunciou esta quinta-feira que a celebração solene da promulgação do título só ocorrerá a 8 de novembro, durante as celebrações dos 500 anos do segundo foral de Outeiro, concedido pelo rei D. Manuel I, em 11 de novembro de 1514.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto agora parece que está a virar moda, a comunicação social começou a tratar o Santo Padre pelo nome (ele é Francisco para cá, Francisco para lá, como bem lhes apetece, e sem ser antecedido como devia por Santo Padre ou Papa Francisco…) e agora trata os Bispos por tu, porventura os jornalistas que escrevem estes artigos andaram com eles na escola para os tratarem pelo nome?!?!
    Não sabem que devem mencioná-los com o título que tem de DOM?!?
    Srs. e sras. jornalistas vejam lá se aprendem alguma coisa, pois pelos vistos as faculdades que cursaram não vos ensinaram o suficiente!

RESPONDER

Desagravou-se a seca no país, mas Algarve mantém seca extrema

24,5% do continente estava em seca fraca, 23,8% em chuva fraca, 23,3% em seca moderada e 10,9% em seca severa. Sotavento algarvio manteve-se em situação de seca extrema. Portugal continental registou em novembro um desagravamento da …

Procurador do MP investigado por ajudar traficante a fugir da prisão

Carlos Figueira, procurador do Ministério Público de Lisboa, está a ser investigado pela Polícia Judiciária por corrupção. O magistrado é suspeito de ter ajudado um traficante a fugir da prisão. Um procurador do Tribunal de Execução …

Refugiados em greve de fome por falta de condições em campo bósnio

Centenas de refugiados de um campo improvisado em Vucjak, na Bósnia, estão em greve de fome pelo segundo dia consecutivo para protestar contra a situação degradante em que se encontram. Os refugiados no campo improvisado …

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …