Outeiro, em Bragança, é a primeira aldeia portuguesa com uma basílica

 igreja do Santuário de Santo Cristo de Outeiro

A igreja do Santuário de Santo Cristo de Outeiro, em Bragança, foi elevada pela Santa Sé a basílica menor, a primeira da diocese transmontana e a única numa aldeia portuguesa com este estatuto.

O novo título “é importante a todos os níveis”, como realçou hoje à Lusa o bispo da Diocese de Bragança-Miranda, José Cordeiro, que presidirá no sábado, naquele templo, à eucaristia em que será lido o decreto da Santa Sé que atribui o novo estatuto.

A elevação a basílica significa, segundo o prelado, “um vínculo maior com a Igreja, a Santa Sé e o papa”.

José Cordeiro explicou que na Igreja Católica as basílicas maiores são as quatro em Roma e outras que estão ligadas diretamente ao papa.

As restantes têm o título de basílica menor, como o agora atribuído a Outeiro, que é a primeira aldeia de Portugal a ter esta distinção.

O santuário de Santo Cristo de Outeiro, erguido no meio da pequena aldeia do concelho de Bragança, “há mais de 300 anos que representa o que de melhor existe em Portugal, sobretudo situado numa aldeia”, indicou o bispo diocesano.

O mais jovem prelado de Portugal aponta “a talha, a arquitetura, a pintura”, mas destaca sobretudo a sacristia desta igreja, “uma autêntica escola bíblica”, uma obra de arte da autoria do pintor espanhol setecentista Bustamante.

As paredes da sacristia estão cobertas com cerca de 90 imagens emolduradas que representam cenas bíblicas com a vida de Cristo.

Este local de culto, próximo da fronteira, começou a ser erguido em 1648, na sequência da Restauração, depois de Portugal ter recuperado a soberania aos reinados espanhóis.

Em 2011, foram realizadas trabalhos de restauro no santuário.

O bispo diocesano acredita que a elevação a basílica dará também mais visibilidade nos roteiros do turismo religioso da Diocese a este património, que é monumento nacional desde 1927.

A Diocese de Bragança-Miranda anunciou esta quinta-feira que a celebração solene da promulgação do título só ocorrerá a 8 de novembro, durante as celebrações dos 500 anos do segundo foral de Outeiro, concedido pelo rei D. Manuel I, em 11 de novembro de 1514.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto agora parece que está a virar moda, a comunicação social começou a tratar o Santo Padre pelo nome (ele é Francisco para cá, Francisco para lá, como bem lhes apetece, e sem ser antecedido como devia por Santo Padre ou Papa Francisco…) e agora trata os Bispos por tu, porventura os jornalistas que escrevem estes artigos andaram com eles na escola para os tratarem pelo nome?!?!
    Não sabem que devem mencioná-los com o título que tem de DOM?!?
    Srs. e sras. jornalistas vejam lá se aprendem alguma coisa, pois pelos vistos as faculdades que cursaram não vos ensinaram o suficiente!

RESPONDER

Meteoritos desconhecidos podem estar a "bombardear" a atmosfera da Terra à velocidade da luz

Não é segredo que a Terra ocasionalmente recebe rochas do Espaço que explodem na atmosfera ou causam impacto na superfície. A Terra também vê chuvas de meteoros regularmente sempre que passa por nuvens de detritos …

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …