Preço do ouro tem uma relação direta com a morte de meninas na Índia

Um estudo recente concluiu que o aumento do preço do ouro aumenta a mortalidade neonatal e o número de abortos dos bebés do sexo feminino em relação aos do sexo masculino.

O preço do ouro influencia o número de abortos de fetos do sexo feminino, a probabilidade de as bebés ultrapassarem um mês de vida e a altura que atingem na idade adulta, tudo por culpa da tradição. O ouro, na forma de joias, é parte integrante dos dotes que os pais pagam por ocasião do casamento das filhas, uma tradição que é proibida desde 1961.

Num estudo recente foram analisados os dados de mais de cem mil nascimentos, e comparados com a variação do preço do ouro ao longo de 35 anos nos mercados internacionais. Embora não haja dados sobre o número de dotes pagos, as joias são parte integral destes pagamentos e a Índia importa 90% do seu ouro.

Desta forma, desde 1972 e 1985, um aumento de 1% no preço do ouro terá causado um aumento anual de 13 mil mortes neonatais de meninas. Aliás, o estudo refere que “nos meses em que o preço do ouro subiu, as hipóteses de sobrevivência de uma menina no período neonatal eram significativamente mais baixas do que as dos meninos”.

Depois de 1985, com a introdução da tecnologia de ultrassons na Índia, que permitia descobrir o sexo do feto, um aumento de 1% no preço do ouro causava o “desaparecimento” de mais de 33 mil nascimentos femininos cada ano, escreve o The Guardian.

Todavia, o impacto é visível também na idade adulta. As mulheres que nasceram em meses nos quais os preços do ouro estavam elevados eram também mais baixas na idade adulta, devido à privação nutricional nos primeiros anos de vida, adianta o Diário de Notícias.

Além disso, em 2015, houve 7634 mortes, ou seja, 21 por dia, ligadas ao assédio devido ao pagamento do dote. As famílias do noivo exigem mais dinheiro e o caso pode levar ao suicídio das noivas ou ao seu assassinato.

Proibido na Índia desde 1961, o pagamento de dotes continua a existir. Inicialmente, destinavam-se a garantir que as filhas tinham proteção financeira no casamento, mas agora são muitas vezes apropriados pelo noivou ou pelos seus pais.

Os autores do estudo revelam que o dote pode representar seis vezes o rendimento anual de uma família, sendo por isso normal que os pais comecem a poupar para o dote logo após o nascimento da filha – daí o impacto do preço do ouro na altura do nascimento.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …