Preço do ouro tem uma relação direta com a morte de meninas na Índia

Um estudo recente concluiu que o aumento do preço do ouro aumenta a mortalidade neonatal e o número de abortos dos bebés do sexo feminino em relação aos do sexo masculino.

O preço do ouro influencia o número de abortos de fetos do sexo feminino, a probabilidade de as bebés ultrapassarem um mês de vida e a altura que atingem na idade adulta, tudo por culpa da tradição. O ouro, na forma de joias, é parte integrante dos dotes que os pais pagam por ocasião do casamento das filhas, uma tradição que é proibida desde 1961.

Num estudo recente foram analisados os dados de mais de cem mil nascimentos, e comparados com a variação do preço do ouro ao longo de 35 anos nos mercados internacionais. Embora não haja dados sobre o número de dotes pagos, as joias são parte integral destes pagamentos e a Índia importa 90% do seu ouro.

Desta forma, desde 1972 e 1985, um aumento de 1% no preço do ouro terá causado um aumento anual de 13 mil mortes neonatais de meninas. Aliás, o estudo refere que “nos meses em que o preço do ouro subiu, as hipóteses de sobrevivência de uma menina no período neonatal eram significativamente mais baixas do que as dos meninos”.

Depois de 1985, com a introdução da tecnologia de ultrassons na Índia, que permitia descobrir o sexo do feto, um aumento de 1% no preço do ouro causava o “desaparecimento” de mais de 33 mil nascimentos femininos cada ano, escreve o The Guardian.

Todavia, o impacto é visível também na idade adulta. As mulheres que nasceram em meses nos quais os preços do ouro estavam elevados eram também mais baixas na idade adulta, devido à privação nutricional nos primeiros anos de vida, adianta o Diário de Notícias.

Além disso, em 2015, houve 7634 mortes, ou seja, 21 por dia, ligadas ao assédio devido ao pagamento do dote. As famílias do noivo exigem mais dinheiro e o caso pode levar ao suicídio das noivas ou ao seu assassinato.

Proibido na Índia desde 1961, o pagamento de dotes continua a existir. Inicialmente, destinavam-se a garantir que as filhas tinham proteção financeira no casamento, mas agora são muitas vezes apropriados pelo noivou ou pelos seus pais.

Os autores do estudo revelam que o dote pode representar seis vezes o rendimento anual de uma família, sendo por isso normal que os pais comecem a poupar para o dote logo após o nascimento da filha – daí o impacto do preço do ouro na altura do nascimento.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …