Ouça a família, use a memória, e outras dicas para as suas compras de Natal

Andy Noren / Flickr

Tem andado a navegar na Internet, à procura de inspiração para um bom presente de Natal? Quanto mais se aproxima de Dezembro, maior a urgência – e o stress, claro.

Por baixo da Árvore de Natal pode-se colocar uma grande variedade de presentes: livros, cosméticos, roupas e aparelhos electrónicos. Como escolher presentes que deixam muitas caras sorridentes? Abaixo preparamos algumas dicas úteis.

 

1 Compre com antecedência

Vale a pena comprar os seus presentes com alguma antecedência, bem antes do Natal. Compras em cima da hora podem ser cansativas, stressantes, e acaba sempre por comprar algo que não tinha planeado nem era bem o que queria.

Começar a procurar os seus presentes em Novembro dá-lhe sossego e também aumenta as suas possibilidades de compra. Basta depois que não se esqueça de embrulhar e escondê-los bem!

 

2 Ouça a família

Ouvir a família vai dar-lhe uma vantagem. Conhecer as preferências e as necessidades de cada um vai ajudar a fazer a melhor escolha para os presentes de Natal.

E não se esqueça de que há sempre uma pessoa que sabe, melhor que nós próprios, o que queremos. Se não sabe o que oferecer ao seu pai, porque não pergunta à sua mãe?

 

3 Use a memória

Por vezes a memória pode não ser muito fiável e as melhores ideias evaporam-se rapidamente. Com isto em mente, vá fazendo notas daquilo que lhe vai pela cabeça. Traga sempre consigo um bloco de notas, (aqueles de bolso servem) e uma caneta, e use-os sempre que se lembrar de algo interessante para oferecer a alguém.

Se aderiu às novas tecnologias e tem um smartphone, use uma app para tomar notas. Há dezenas delas, quase todas grátis ou com uma opção gratuita. Recomendamos-lhe o Evernote: opção grátis, para Mac, Windows, iOS, Android ou via browser, fácil e rápido de tomar notas em texto, voz ou foto.

Andy Noren / Flickr

4 Olhe à sua volta

Seja um bom observador. Normalmente a melhor inspiração está mais perto do que possa pensar, basta olhar à sua volta com um pouco mais de cuidado.

E já reparou que a sua cara metade abranda sempre o passo e espreita pelo cantinho do olho sempre que passam à frente daquela montra?

 

5 Seja prático – mas não muito

Presentes práticos nem sempre são uma boa ideia. Um novo jogo de facas ou capas de edredão pode acabar escondido num canto escuro do guarda-roupas. Perfumes, câmaras fotográficas, electrodomésticos ou brinquedos são apostas mais seguras.

 

6 Aproveite as oportunidades

Muitas pessoas estão a planear fazer as compras de Natal online, de maneira a obter os preços mais baixos e uma escolha mais ampla. Para quem quer tentar a sorte e poupar mesmo a sério, os leilões online são uma solução.

No wellbid.com, por exemplo, consegue-se muitas vezes comprar produtos topo de gama, das melhores marcas, a preços ridiculamente baixos.

Além disso, só os leilões lhe dão aquela emoção especial, aquele stressezinho de fazer a licitação que vai ganhar, e lhe permitem divertir-se a fazer aquilo que normalmente é uma seca: ir às compras de Natal para a família toda.

wellbid.com

 

7 Faça um orçamento

Depois de ter um plano para as suas compras de Natal, estará melhor preparado(a) para pensar sobre o desconfortável assunto das finanças.

Dados estatísticos mostram que o ano passado os portugueses gastaram em média 150 euros em presentes de Natal, e a tendéncia é de poupança.

Faça um orçamento, e agarre-se a ele.

 

8 Dê atenção às tendências

As tendências de compra deste ano mostram que os presentes mais procurados para o Natal são os relógios e os tablets. Por um lado, oferecer aquela prenda que é a moda do Natal permite-lhe poupar tempo e dinheiro.

Mas por outro lado, quem é que quer receber (também) a prenda da moda?

 

Portanto, use a imaginação, divirta-se, siga as emoções,  e vá… que o Natal está à porta!

ZAP / Wellbid

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.