Ossos encontrados nas paredes de uma capela de Paris. Serão de 500 guilhotinados durante a Revolução Francesa

Uma equipa de investigadores encontrou vários fragmentos de ossos humanos nas paredes da Capela Expiatória em Paris, em França.

De acordo com o jornal Le Parisien, que avançou com a notícia esta semana, os restos mortais encontrados devem pertencer a pelo menos 500 pessoas que foram executadas na guilhotina durante a Revolução Francesa (1789-1799).

Aymeric Peniguet de Stoutz, diretor do monumento, cuja construção foi dedicada ao rei Luís XVI e a Maria Antonieta, ambos mortos na guilhotina da Place de la Concorde em 1793 – observou algumas anomalias nas paredes entre as colunas da capela inferior.

Para não danificar o edifício, conta o britânico The Guardian, o arqueólogo Philippe Charlier  examinou depois as paredes em causa com uma pequena câmara que foi inserida entre as pedras, confirmando assim que a capela inferior continha quatro ossários feitos com caixas de madeira e repletos de ossos humanos.

A descoberta revelou mais detalhes sobre o que realmente aconteceu com os restos mortais das pessoas que morreram na guilhotina, acreditam os especialistas.

Até agora, os historiadores acreditavam que os cerca de 500 corpos dos guilhotinados sepultados no antigo cemitério de Madeleine, onde se localiza atualmente a Capela Expiatória, foram transferidos para as catacumbas da cidade.

Face a nova descoberta e à incerteza da última morada destes corpos, Aymeric Peniguet de Stoutz pediu que fossem levadas a cabo mais investigações no monumento.

“Até agora, a capela servia apenas como um monumento à memória da família real, mas acabamos de descobrir que é também uma necrópole da Revolução“.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …