Ossos encontrados nas paredes de uma capela de Paris. Serão de 500 guilhotinados durante a Revolução Francesa

Uma equipa de investigadores encontrou vários fragmentos de ossos humanos nas paredes da Capela Expiatória em Paris, em França.

De acordo com o jornal Le Parisien, que avançou com a notícia esta semana, os restos mortais encontrados devem pertencer a pelo menos 500 pessoas que foram executadas na guilhotina durante a Revolução Francesa (1789-1799).

Aymeric Peniguet de Stoutz, diretor do monumento, cuja construção foi dedicada ao rei Luís XVI e a Maria Antonieta, ambos mortos na guilhotina da Place de la Concorde em 1793 – observou algumas anomalias nas paredes entre as colunas da capela inferior.

Para não danificar o edifício, conta o britânico The Guardian, o arqueólogo Philippe Charlier examinou depois as paredes em causa com uma pequena câmara que foi inserida entre as pedras, confirmando assim que a capela inferior continha quatro ossários feitos com caixas de madeira e repletos de ossos humanos.

A descoberta revelou mais detalhes sobre o que realmente aconteceu com os restos mortais das pessoas que morreram na guilhotina, acreditam os especialistas.

Até agora, os historiadores acreditavam que os cerca de 500 corpos dos guilhotinados sepultados no antigo cemitério de Madeleine, onde se localiza atualmente a Capela Expiatória, foram transferidos para as catacumbas da cidade.

Face a nova descoberta e à incerteza da última morada destes corpos, Aymeric Peniguet de Stoutz pediu que fossem levadas a cabo mais investigações no monumento.

“Até agora, a capela servia apenas como um monumento à memória da família real, mas acabamos de descobrir que é também uma necrópole da Revolução“.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Debandada de ingleses não fez baixar os preços no Algarve (que até podem subir)

Os preços dos alojamentos no Algarve não baixaram, apesar da debandada de turistas ingleses após Portugal ter saído da lista verde do Reino Unido. Ainda assim, a taxa de ocupação chegou mesmo aos 85% em vários …

Segurança Social transferiu 788 mil euros por engano para desempregado

A Segurança Social enganou-se e transferiu 788 mil euros para a conta de um beneficiário de desemprego. Transferência fez disparar alerta no sistema bancário, dando origem a processo por abuso de confiança e branqueamento de …

Djokovic vence em Roland Garros, mas Tsitsipas teve uma palavra a dizer

O tenista sérvio Novak Djokovic impôs-se ao grego Stefanos Tsitsipas na final de Roland Garros e conquistou, pela segunda vez na carreira, o título do segundo 'major' da temporada, que terminou hoje em Paris. O número …

Boris Johnson deverá anunciar hoje adiamento do desconfinamento em Inglaterra

A última fase de desconfinamento estava prevista para 21 de junho, mas deverá ser adiada para 19 de julho em Inglaterra. O primeiro-ministro britânico deverá anunciar a decisão oficial em conferência de imprensa. O desconfinamento em …

Variante Delta deverá tornar-se dominante em Portugal (mas “não há razões para alarme")

A variante Delta está a crescer exponencialmente no Reino Unido. Em Portugal também já há "transmissão comunitária" e devido à elevada capacidade de transmissão é provável que este número cresça. Conhecida como Delta, a nova variante …

Sporting vence na Luz e sagra-se campeão português de futsal

O Sporting sagrou-se hoje campeão português de futsal pela 16.ª vez, ao vencer em casa do Benfica, que defendia o título, por 6-2, no quarto jogo da final. Pauleta (10 minutos), Tomás Paço (10), Pany Varela …

Centro-esquerda vence eleições regionais no Chile e conquista capital

O centro-esquerda chileno foi o grande vencedor da segunda volta das eleições regionais de domingo, conquistando a maioria dos cargos de governador, incluindo o de Santiago do Chile, quando estão contados 99,9% dos votos. A coligação …

Benfica perto de fechar contratação de Nzonzi pela mão de Rui Pedro Braz

O Benfica está muito perto de garantir a contratação de Steven Nzonzi à AS Roma. O campeão do mundo pertence aos quadros do emblema italiano, embora esta época tenha estado emprestado ao Rennes. Rui Pedro Braz …

"Vacinação dos 30 aos 39 anos começa na próxima semana"

Em mais um comentário semanal no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes voltou a colocar em cima da mesa os assuntos que tiveram maior destaque ao longo da última semana. O ex-deputado voltou a …

Julgamento de Ricardo Salgado volta a ser adiado a pedido da sua defesa e do MP

O julgamento ao ex-patrão do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado no âmbito da Operação Marquês, foi adiado para 6 de julho. Segundo o Correio da Manhã, o julgamento foi adiado, pela segunda vez, depois do …