/

Ossos encontrados nas paredes de uma capela de Paris. Serão de 500 guilhotinados durante a Revolução Francesa

2

Uma equipa de investigadores encontrou vários fragmentos de ossos humanos nas paredes da Capela Expiatória em Paris, em França.

De acordo com o jornal Le Parisien, que avançou com a notícia esta semana, os restos mortais encontrados devem pertencer a pelo menos 500 pessoas que foram executadas na guilhotina durante a Revolução Francesa (1789-1799).

Aymeric Peniguet de Stoutz, diretor do monumento, cuja construção foi dedicada ao rei Luís XVI e a Maria Antonieta, ambos mortos na guilhotina da Place de la Concorde em 1793 – observou algumas anomalias nas paredes entre as colunas da capela inferior.

Para não danificar o edifício, conta o britânico The Guardian, o arqueólogo Philippe Charlier  examinou depois as paredes em causa com uma pequena câmara que foi inserida entre as pedras, confirmando assim que a capela inferior continha quatro ossários feitos com caixas de madeira e repletos de ossos humanos.

A descoberta revelou mais detalhes sobre o que realmente aconteceu com os restos mortais das pessoas que morreram na guilhotina, acreditam os especialistas.

Até agora, os historiadores acreditavam que os cerca de 500 corpos dos guilhotinados sepultados no antigo cemitério de Madeleine, onde se localiza atualmente a Capela Expiatória, foram transferidos para as catacumbas da cidade.

Face a nova descoberta e à incerteza da última morada destes corpos, Aymeric Peniguet de Stoutz pediu que fossem levadas a cabo mais investigações no monumento.

“Até agora, a capela servia apenas como um monumento à memória da família real, mas acabamos de descobrir que é também uma necrópole da Revolução“.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.