Osama bin Laden (o elefante) matou 5 pessoas na Índia

Um grande elefante, conhecido como Osama bin Laden, matou cinco pessoas na Índia, além de ter destruído plantações de arroz.

Agentes florestais do nordeste da Índia realizaram, na passada sexta-feira, uma grande operação para capturar um elefante rebelde que matou cinco pessoas no início da semana passada, tendo ainda destruído plantações de arroz na região.

O elefante, chamado pelos locais de “Laden” em referência ao falecido líder da Al-Qaeda Osama bin Laden, matou cinco indianos na noite de terça-feira, no estado de Assam, pisando-os até à morte. “Laden já atacou as nossas aldeias, matou pessoas e destruiu os nossos arrozais”, contou o morador do distrito de Goalpara, Rajen Rabha, à AFP.

Uma equipa de agentes florestais lançou uma grande operação para observar e conter o grande mamífero. Foram usados drones e elefantes domesticados para controlar Laden a uma distância segura.

Citado pelo The Independent, o ministro da floresta disse que um comité com especialistas em vida selvagem decidirá o que fazer com o animal. “Ainda estamos a decidir como lidar com o elefante”, disse Parimal Shuklabaidya. “Há sugestões de que devemos tranquilizar o animal e levá-lo para a floresta onde não há habitações humanas por perto.”

Ainda assim, qualquer que seja a decisão, o bem-estar do elefante e a segurança dos habitantes locais serão levados em consideração, garantiu Shuklabaidya.

Na última quinta-feira, Laden foi visto na Reserva de Kantaka. “Localizamos e identificamos Laden na reserva, que fica a cerca de 15 quilómetros do local do incidente de terça-feira”, disse um oficial da floresta ao Northeast Now. “O elefante ficou visível uma ou duas vezes e depois entrou na selva. O animal está a tentar ficar perto do seu próprio rebanho, abrigando-se na mesma reserva.”

Com o habitat natural dos elefantes cada vez mais reduzido, cerca de 2.300 pessoas foram atacadas na Índia nos últimos cinco anos, segundo dados oficiais publicados em junho. Desde 2011, 700 elefantes foram mortos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …