Os suplementos proteicos fazem mal à saúde?

Estes suplementos prometem ajudar a aumentar a massa muscular, mas a sua eficácia e segurança ainda são motivo de debate.

Os suplementos proteicos têm-se tornado cada vez mais populares, não só entre bodybuilders e atletas profissionais, mas também entre o público em geral, que procura melhorar a sua saúde e condição física.

As proteínas são essenciais para construir e reparar músculos, manter os ossos fortes e apoiar o sistema imunitário.

A maioria dos adultos consome a dose diária recomendada de proteínas através das suas dietas. No entanto, algumas pessoas, como idosos com pouco apetite e atletas profissionais, podem necessitar de mais proteínas do que o normal.

Alguns estudos mostraram que os suplementos proteicos podem ajudar a aumentar a massa muscular, mas, realça a BBC Future, apenas quando combinados com exercício físico.

Uma meta-análise de 14 estudos controlados, publicada em 2017 no British Journal of Sports Medicine, permitiu concluir que o consumo de suplementos proteicos aumentou a massa corporal magra nos participantes que também praticaram exercícios de resistência. No entanto, não foi observado aumento significativo nos que simplesmente consumiram os suplementos sem se exercitar.

Um estudo mais recente, publicado em 2022 no Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle, obteve resultados semelhantes, com o consumo de suplementos proteicos levando a ganhos de massa corporal magra e força do corpo inferior quando acompanhado de exercícios de resistência.

No entanto, a quantidade ideal de proteína para cada indivíduo ainda não é clara e as doses mínimas de suplementos necessárias para produzir benefícios podem ser menores em idosos do que em adultos mais jovens.

O tipo de suplementos proteicos e forma de os consumir parecem ter pouco impacto na sua eficácia. No entanto, há informações limitadas sobre a segurança a longo prazo do consumo de grandes quantidades de suplementos proteicos.

Alguns estudos em ratos levantaram preocupações sobre possíveis efeitos negativos na saúde do coração, mas são necessárias mais pesquisas para determinar se essas descobertas são aplicáveis aos seres humanos.

Uma outra meta-análise de 9 estudos controlados, publicada em 2017 no Journal of the American College of Nutrition, sugeriu que há potenciais benefícios para a saúde além do aumento de massa muscular, como a perda de peso, melhoria da pressão arterial e redução da inflamação.

No entanto, a maioria destes estudos foi realizada com participantes com excesso de peso ou obesos, pelo que não é claro se os mesmos benefícios se aplicariam a pessoas saudáveis.

Assim, embora os suplementos proteicos possam oferecer alguns benefícios, são necessários mais dados para determinar a sua segurança e eficácia a longo prazo — pelo que devemos obter nutrientes a partir de alimentos em vez de depender de suplementos proteicos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.