Os ratos-toupeira-nus têm mais um “superpoder” (igualmente invejável)

Smithsonian's National Zoo / Flickr

Heterocephalus glaber, também conhecido por rato-toupeira-nu

Podem até parecer um saco de peles completamente arruinado, mas têm uns superpoderes completamente bizarros (e que nós invejamos), nomeadamente, a imunidade completa ao cancro.

Além de saberem que sobrevivem quase 20 minutos sem oxigénio e que são resistentes ao cancro e à dor, os cientistas descobriram que estes feios animais também não envelhecem. Ou, por outras palavras, a sua probabilidade de morte não aumenta com o passar dos anos.

O estudo foi publicado na semana passada no jornal eLife.

Pelo contrário em qualquer outra espécie de mamífero, o risco de morte aumenta com a passagem do tempo. No entanto, isso não acontece com os ratos-toupeira-nus – ou Heterocephalus glaber, no seu nome científico -, uma espécie de roedor que vive por baixo dos desertos da África Ocidental.

A mortalidade nestes ratos, geralmente, segue a lei da mortalidade Gompertz-Makeham, uma equação matemática que descreve o aumento da taxa de mortalidade juntamente com o aumento da idade após atingir a idade adulta.

Nos humanos, o risco quase dobra a cada ano a partir dos 30. Mas para estes roedores enrugados, isto funciona de forma totalmente diferente.

“Para mim, estes são os dados mais excitantes a que já tive acesso“, disse Rochelle Buffenstein da Calico, uma companhia independente de biotecnologia de combate ao envelhecimento e doenças associadas detida pela Google. “Vai contra tudo o que sabemos em termos de biologia de mamíferos”.

Buffenstein tem estudado este tipo de ratos por mais de 30 anos e documentou, cuidadosamente, cada morte de cada um dos ratos que esteve ao seu cuidado.

Depois de estudar os registos de 3229 ratos-toupeira-nus, a investigadora descobriu que o risco de mortalidade permaneceu em cerca de um em cada 10.000 para o resto das vidas dos ratos.

Os ratos-toupeira-nus atingem a maturidade sexual aos seis meses de idade. Com base no seu tamanho, a sua esperança média de vida em laboratório é de seis anos. Mas alguns vivem para além dos 30 anos.

“A nossa pesquisa demonstra que estes ratos não envelhecem da mesma forma que outros mamíferos, e, na verdade, mostram entre poucos a nenhuns sinais de envelhecimento. Além disso, o seu risco de envelhecimento não chega a aumentar 25% passado o seu tempo para a maturidade reprodutiva”, disse Buffenstein.

“Estas descobertas reforçam a nossa crença de que os ratos-toupeira-nus são animais excecionais para estudar de forma a compreendermos melhor os mecanismos biológicos da longevidade”.

Não é sabido, por agora, como é que estes roedores são tão bons “a viver”. Um estudo de 2009 propôs, no entanto, várias causas – proteínas estáveis desdobram-se menos do que em modelos de ratos e têm menos oxidação do que a observada noutros mamíferos.

Será necessária mais pesquisa em animais com mais idade para verificar se a tendência se mantém após os 30 anos.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …