Os novos carro da BMW vão ter uma costela lusa. A Tech Works, uma parceria entre a produtora alemã e a portuguesa Critical Software, vai desenvolver as soluções informáticas dos novos veículos da marca.
Se estiver a ponderar comprar um BMW, o mais provável é que quando o trouxer para casa, o veículo venha já com um software português instalado. A tecnologia portuguesa produzida pela Tech Works vai passar a figurar nos painéis de bordo e nos programas de condução autónoma.
De acordo com a Visão, até as plataformas de partilha, controlo de armazenamento e gestão de clientes serão feitas em Portugal. Segundo o semanário, o software estará em utilização nos carros BMW a partir de julho.
De forma a responder à maior demanda de trabalho, a Tech Works, que já conta com 350 trabalhadores, irá recrutar mais 250 pessoas até ao final do ano. Com funcionários de 16 nacionalidades diferentes, a empresa portuguesa pretende ultrapassar os mil trabalhadores no ano de 2020.
“Estamos a criar algo de especial e transformador na indústria automóvel” disse o presidente da Tech Works, Rui Cordeiro, citado pela Visão, na sessão de inauguração oficial do novo escritório da empresa em Lisboa.
Presente na inauguração, Miguel Cabrita, secretário de Estado do Emprego, salientou que Portugal está a tornar-se “um destino de sucesso de investimento e captação de talentos na área do software”.
“Queremos ficar por cá durante muito tempo. Portugal tem muito talento na área tecnológica. Este é um projeto a longo prazo”, garantiu Christoph Grote, administrador da BMW responsável pela área eletrónica.
Já Gonçalo Quadros, presidente e fundador da Critical Software, destacou que “ao longo dos últimos 20 anos, a empresa tem enfrentado alguns dos desafios tecnológicos mais exigentes”, mas que agora está a “desenvolver soluções inovadoras e disruptivas que ajudarão a definir indústrias em todo o mundo”.