Os novos bancos de jardim de Penafiel carregam telemóveis

Câmara-Municipal-Penafiel / Facebook

-

O Dia Mundial do Ambiente foi assinalado esta sexta-feira, em Penafiel, com a inauguração de um banco de jardim preparado para carregar telemóveis, alimentado a energia solar, que a autarquia diz ser inovador em Portugal.

A ideia de criar um banco de jardim que carrega oito telemóveis em simultâneo com base em energia solar demorou um ano a aperfeiçoar, disse à Lusa o responsável técnico do projeto.

Segundo Michael Costa, quadro superior da empresa local que desenvolveu o projeto, “todo o conceito” foi trabalhado por diferentes departamentos de engenharia até chegar ao modelo final, apresentado no Parque das Lages, em Penafiel.

Um protótipo tinha sido apresentado na edição de 2014 da Agrival, mas desde então foram desenvolvidos vários melhoramentos técnicos, explicou.

O banco é construído num material sintético designado pedra acrílica, também desenvolvido e construído pela empresa.

A peça tem a forma de um coração, replicando, até nas cores vermelho e amarelo, um dos símbolos da identidade do município.

No interior do conjunto de mobiliário urbano localizam-se, ocultadas, as baterias que armazenam a energia solar captada a partir de vários painéis fotovoltaicos.

-

Numa das faces do banco encontram-se oito pontos de carregamento através de USB ou ficha elétrica tradicional.

O equipamento dispõe também de luzes “led”, de baixo consumo, que garante a iluminação durante a noite.

Segundo o técnico, um único dia de sol permite acumular energia para oito dias de utilização intensiva, o que corresponde a uma potência de 2.300 watts por hora.

Outra vantagem do conjunto é de funcionar com uma antena que distribui Internet gratuita, através do sistema wireless.

Michael Costa explica que o conceito de aliar a energia solar a uma peça de mobiliário urbano capaz de disponibilizar Internet sem fios e carregar dispositivos eletrónicos é completamente novo, decorrendo já a fase de atribuição de patente.

O técnico disse que o conceito pode ser aliado a outro modelo de utilização, diferente do adotado por Penafiel, incluindo a possibilidade de colocação de ecrãs para difusão de informação útil ou publicidade.

O conceito vai ser alargado a outros municípios portugueses e, segundo o responsável, já há contactos com esse objetivo.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não faz mal… tem um banco em frente, simples, tradicional e com “costas”. Pode-se sentar confortavelmente. 😉

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …