Dolicocéfalo, Mesocéfalo ou Braquicéfalo? Dos mais longos aos mais redondos, estes “Índices Cefálicos” resultaram numa paisagem composta pela estrutura dos crânios humanos.
Antes da Segunda Guerra Mundial, circulavam mapas que retratavam o planeta Terra de uma maneira peculiar e…racista.
Sem qualquer tipo de limites políticos, naturais ou culturais, estes desenhos a preto e branco propunham uma distribuição geográfica com base num “Índice Cefálico” — mas afinal, que diferenças cranianas são essas?
O racismo científico é algo que tem estado presente desde finais de século XIX ou, por outras palavras, desde que alguns assumiram que as diferenças físicas entre humanos devem-se às diferenças raciais e se refletem no comportamento humano.
As três raças europeias, segundo o índice
Autor destes polémicos mapas, William Z. Ripley era, recorda o Big Think, muito polivalente: sociólogo e economista, era antropologista racial nos tempos livres e inventou uma forma de medição das diferenças raciais europeias, com fatores como a altura, cor do cabelo e…estrutura craniana.
O “Índice” é simples: basta multiplicar a largura do crânio por 100 e dividir pelo comprimento para determinar o tipo de crânio e, a partir daí, chegar a uma conclusão: “a qual das três raças da Europa [inventadas por Ripley] pertence a cabeça?”
Um crânio com um resultado abaixo de 75 no índice (ou seja, uma cabeça longa/Dolicocéfalo), indicaria que o europeu era Teutónico, nortenho e de cabelo e olhos claros; um resultado acima de 81 em homens e 83 em mulheres (cabeça curta/Braquicéfalo) indicaria estarmos perante um Alpino, de estatura média e cor intermédia de olhos e cabelo; já um resultado entre os 75 e os 81/83 (cabeça média/Mesocéfalo) apontava para a presença de um Mediterrâneo, pequenos, de cabelo e olhos escuros.
A teoria disparatada foi continuamente desmentida e progressivamente abandonada. Aliás, uma investigação de inícios do séc. XX mostrou que a nutrição e o ambiente são fatores muito mais relevantes do que a genética na formação craniana, com filhos a exibir uma estrutura muito distinta dos seus pais.
O índice é hoje usado exclusivamente para identificar raças… de cães e gatos.