Os humanos pré-históricos comiam a digesta de bisontes

Os primeiros seres humanos caçadores-coletores podem ter baseado a sua dieta em matéria vegetal parcialmente digerida, chamada digesta, encontrada nos estômagos e tratos digestivos de bisontes e outros grandes herbívoros.

Um novo estudo sobre a matéria vegetal não digerida encontrada nos estômagos de herbívoros, concluiu que a digesta de bisonte pode ter desempenhado um papel importante na dieta dos caçadores-coletores.

No entanto, as atuais hipóteses e modelos científicos acerca da dieta dos primeiros caçadores-coletores não incluem essa importante fonte de calorias e carbo-hidratos, de acordo com um estudo da Universidade de Michigan.

O estudo, publicado em abril na Evolutionary Anthropology, foi liderado pela arqueóloga Raven Garvey, investigadora da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos.

De acordo com o comunicado da Umich, o estudo permite concluir  que a digesta de várias espécies terá sido uma importante fonte de calorias e nutrientes, como carbo-hidratos, proteínas e gorduras.

“Incluir a digesta como fonte de quilocalorias e carbo-hidratos leva-nos a previsões que diferem dos modelos que não incluem esse recurso“, diz Garvey.

“Não levar em conta esse recurso subestimado pode ter consequências importantes em estudos que abordam questões importantes na antropologia evolutiva”, acrescenta a investigadora.

O novo modelo resultante do estudo mostra que um grupo de 25 adultos caçadores-coletores poderia consumir proteínas e carbo-hidratos suficientes, a partir da digesta de um bisonte, para satisfazer as suas necessidades nutricionais durante três dias — sem comer nenhum outro alimento.

Comer não apenas a carne e os órgãos dos herbívoros, mas também a digesta, proporcionaria uma quantidade bastante maior de calorias e expandiria os tipos de macro-nutrientes, como proteínas, gorduras e carbo-hidratos, disponíveis ao caçador-coletor.

Garvey realça que se os caçadores-coletores tivessem acesso a digesta suficiente, sentiriam menos pressão para procurar plantas frescas e talvez pudessem dedicar tempo a outras atividades.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.