Os Ficheiros Secretos estão de regresso

DR / ArteFactos

-

Primeiro, todos desconfiámos, mas agora a verdade está por aí: The X-Files, série seminal que entre 1993 e 2002 tanto empolgou como frustrou milhões de fãs mundialmente, está de regresso.

David Duchovny e Gillian Anderson comparecerão também neste revival de Fox Mulder and Dana Scully, e não podia ser de outra maneira. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo canal norte-americano FOX, que garantiu ainda que Chris Carter, criador da série, estará também na demanda como coordenador e produtor.

“Penso nesta ausência de 13 anos como um intervalo para compromissos comerciais”, disse Carter a propósito do anúncio. “Mas as boas notícias são as de que o mundo ficou ainda mais estranho, tornando-o ainda mais perfeito para estas seis histórias que vamos contar”.

A má notícia é precisamente essa: serão apenas seis episódios, o que não destoa de outras antologias recentes num modelo de temporada mais curta que a televisão norte-americana tem experimentado. Por exemplo, no ano passado, o mesmo canal ressuscitou  série 24 para doze episódios que nos recordaram o melhor e pior da série: a sua capacidade para gerar adrenalina com facilidade e a geral inverosimilhança das histórias. De qualquer forma, foi bem-sucedido e um belo entretém.

O alcance curto desta nova temporada servirá também para contornar as complicadas agendas de Duchovny e Anderson, ambos envolvidos noutros contratos (ele com Aquarius, ainda por estrear, ela na terceira temporada da série Hannibal).

Fica no entanto a expectativa quanto ao que teremos. Pela referência a “seis histórias”, Carter poderá ter dito que teremos um modelo de episódios soltos, que nos deu pérolas nas primeiras cinco temporadas. Ainda assim, fica por saber se outros habitués da série farão uma perninha, como é o caso de Mitch Pilleggi e o seu director Skinner; ou os estouvados Lone Gunmen, que a aparecerem, serão como protagonistas de um caso fantasmagórico.

Um fã pode apenas sonhar que tragam, no mínimo, alguns dos argumentistas da série original, que tão boa conta deram de si posteriormente: Vince Gilligan, criador de Breaking Bad, e Howard Gordon, criador de Homeland? Com o excêntrico Darin Morgan também ao barulho?

Como muitos, eu quero acreditar.

Bruno Ricardo, ArteFactos

PARTILHAR

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …