Os Ficheiros Secretos estão de regresso

DR / ArteFactos

-

Primeiro, todos desconfiámos, mas agora a verdade está por aí: The X-Files, série seminal que entre 1993 e 2002 tanto empolgou como frustrou milhões de fãs mundialmente, está de regresso.

David Duchovny e Gillian Anderson comparecerão também neste revival de Fox Mulder and Dana Scully, e não podia ser de outra maneira. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo canal norte-americano FOX, que garantiu ainda que Chris Carter, criador da série, estará também na demanda como coordenador e produtor.

“Penso nesta ausência de 13 anos como um intervalo para compromissos comerciais”, disse Carter a propósito do anúncio. “Mas as boas notícias são as de que o mundo ficou ainda mais estranho, tornando-o ainda mais perfeito para estas seis histórias que vamos contar”.

A má notícia é precisamente essa: serão apenas seis episódios, o que não destoa de outras antologias recentes num modelo de temporada mais curta que a televisão norte-americana tem experimentado. Por exemplo, no ano passado, o mesmo canal ressuscitou  série 24 para doze episódios que nos recordaram o melhor e pior da série: a sua capacidade para gerar adrenalina com facilidade e a geral inverosimilhança das histórias. De qualquer forma, foi bem-sucedido e um belo entretém.

O alcance curto desta nova temporada servirá também para contornar as complicadas agendas de Duchovny e Anderson, ambos envolvidos noutros contratos (ele com Aquarius, ainda por estrear, ela na terceira temporada da série Hannibal).

Fica no entanto a expectativa quanto ao que teremos. Pela referência a “seis histórias”, Carter poderá ter dito que teremos um modelo de episódios soltos, que nos deu pérolas nas primeiras cinco temporadas. Ainda assim, fica por saber se outros habitués da série farão uma perninha, como é o caso de Mitch Pilleggi e o seu director Skinner; ou os estouvados Lone Gunmen, que a aparecerem, serão como protagonistas de um caso fantasmagórico.

Um fã pode apenas sonhar que tragam, no mínimo, alguns dos argumentistas da série original, que tão boa conta deram de si posteriormente: Vince Gilligan, criador de Breaking Bad, e Howard Gordon, criador de Homeland? Com o excêntrico Darin Morgan também ao barulho?

Como muitos, eu quero acreditar.

Bruno Ricardo, ArteFactos

PARTILHAR

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …