Os Ficheiros Secretos estão de regresso

DR / ArteFactos

-

Primeiro, todos desconfiámos, mas agora a verdade está por aí: The X-Files, série seminal que entre 1993 e 2002 tanto empolgou como frustrou milhões de fãs mundialmente, está de regresso.

David Duchovny e Gillian Anderson comparecerão também neste revival de Fox Mulder and Dana Scully, e não podia ser de outra maneira. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo canal norte-americano FOX, que garantiu ainda que Chris Carter, criador da série, estará também na demanda como coordenador e produtor.

“Penso nesta ausência de 13 anos como um intervalo para compromissos comerciais”, disse Carter a propósito do anúncio. “Mas as boas notícias são as de que o mundo ficou ainda mais estranho, tornando-o ainda mais perfeito para estas seis histórias que vamos contar”.

A má notícia é precisamente essa: serão apenas seis episódios, o que não destoa de outras antologias recentes num modelo de temporada mais curta que a televisão norte-americana tem experimentado. Por exemplo, no ano passado, o mesmo canal ressuscitou  série 24 para doze episódios que nos recordaram o melhor e pior da série: a sua capacidade para gerar adrenalina com facilidade e a geral inverosimilhança das histórias. De qualquer forma, foi bem-sucedido e um belo entretém.

O alcance curto desta nova temporada servirá também para contornar as complicadas agendas de Duchovny e Anderson, ambos envolvidos noutros contratos (ele com Aquarius, ainda por estrear, ela na terceira temporada da série Hannibal).

Fica no entanto a expectativa quanto ao que teremos. Pela referência a “seis histórias”, Carter poderá ter dito que teremos um modelo de episódios soltos, que nos deu pérolas nas primeiras cinco temporadas. Ainda assim, fica por saber se outros habitués da série farão uma perninha, como é o caso de Mitch Pilleggi e o seu director Skinner; ou os estouvados Lone Gunmen, que a aparecerem, serão como protagonistas de um caso fantasmagórico.

Um fã pode apenas sonhar que tragam, no mínimo, alguns dos argumentistas da série original, que tão boa conta deram de si posteriormente: Vince Gilligan, criador de Breaking Bad, e Howard Gordon, criador de Homeland? Com o excêntrico Darin Morgan também ao barulho?

Como muitos, eu quero acreditar.

Bruno Ricardo, ArteFactos

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …