Os Ficheiros Secretos estão de regresso

DR / ArteFactos

-

Primeiro, todos desconfiámos, mas agora a verdade está por aí: The X-Files, série seminal que entre 1993 e 2002 tanto empolgou como frustrou milhões de fãs mundialmente, está de regresso.

David Duchovny e Gillian Anderson comparecerão também neste revival de Fox Mulder and Dana Scully, e não podia ser de outra maneira. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo canal norte-americano FOX, que garantiu ainda que Chris Carter, criador da série, estará também na demanda como coordenador e produtor.

“Penso nesta ausência de 13 anos como um intervalo para compromissos comerciais”, disse Carter a propósito do anúncio. “Mas as boas notícias são as de que o mundo ficou ainda mais estranho, tornando-o ainda mais perfeito para estas seis histórias que vamos contar”.

A má notícia é precisamente essa: serão apenas seis episódios, o que não destoa de outras antologias recentes num modelo de temporada mais curta que a televisão norte-americana tem experimentado. Por exemplo, no ano passado, o mesmo canal ressuscitou  série 24 para doze episódios que nos recordaram o melhor e pior da série: a sua capacidade para gerar adrenalina com facilidade e a geral inverosimilhança das histórias. De qualquer forma, foi bem-sucedido e um belo entretém.

O alcance curto desta nova temporada servirá também para contornar as complicadas agendas de Duchovny e Anderson, ambos envolvidos noutros contratos (ele com Aquarius, ainda por estrear, ela na terceira temporada da série Hannibal).

Fica no entanto a expectativa quanto ao que teremos. Pela referência a “seis histórias”, Carter poderá ter dito que teremos um modelo de episódios soltos, que nos deu pérolas nas primeiras cinco temporadas. Ainda assim, fica por saber se outros habitués da série farão uma perninha, como é o caso de Mitch Pilleggi e o seu director Skinner; ou os estouvados Lone Gunmen, que a aparecerem, serão como protagonistas de um caso fantasmagórico.

Um fã pode apenas sonhar que tragam, no mínimo, alguns dos argumentistas da série original, que tão boa conta deram de si posteriormente: Vince Gilligan, criador de Breaking Bad, e Howard Gordon, criador de Homeland? Com o excêntrico Darin Morgan também ao barulho?

Como muitos, eu quero acreditar.

Bruno Ricardo, ArteFactos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.