Os EUA estão a construir o maior avião do mundo – do tamanho de um campo de futebol

Windrunner / Radia

Uma ilustração mostra como o avião WindRunner poderá transportar aviões mais pequenos como carga

O WindRunner foi originalmente concebido para transportar enormes pás de turbinas eólicas. Contudo, o exército norte-americano está a estudar outro tipo de potenciais aplicações para o avião.

Atualmente em desenvolvimento pela empresa Radia, no Colorado (EUA), o WindRunner vai ter uma envergadura de 80 metros e um comprimento de 108 metros.

Estas dimensões correspondem aproximadamente às dimensões máximas de um campo de futebol (90×120 metros).

Este avião foi originalmente concebido para poder entregar pás de turbina de 100 metros de comprimento a parques eólicos remotos. No entanto, as forças armadas dos EUA admitem que a sua capacidade de carga poderia ter outras utilizações.

Como referiu, em comunicado, Kenneth Bibb Jr., vice-presidente de desenvolvimento de negócios para a defesa na Radia, “um avião tão maciço poderia complementar a frota envelhecida de aviões de transporte da Força Aérea dos EUA, incluindo o C-17 Globemaster III e o C-5 Galaxy, que Bibb comandou quando era major-general da Força Aérea.

Por comparação, este avião carregará cerca de 12 vezes mais volume de carga do que um Boeing 747 e uma carga útil máxima de 72 575 quilogramas.

Como escreve a New Scientist, o Departamento de Defesa dos EUA assinou um acordo com a Radia para estudar a forma como o WindRunner poderia transportar carga militar, como veículos, equipamento de grandes dimensões e até aviões mais pequenos, como os caças F-16 e o avião de combate V-22 Osprey. No entanto, o exército ainda não está a financiar o desenvolvimento do WindRunner.

Este avião terá também uma capacidade especial para aterrar em pistas curtas e não pavimentadas, “proporcionando flexibilidade em tempos de crise humanitária e de combate”, disse Bibb.

A Radia detalha que o alcance proposto para o WindRunner é de 2000 quilómetros com uma carga útil completa – o que poderia ser útil para missões de transporte aéreo mais curtas entre bases aéreas militares que têm pistas pavimentadas típicas na América do Norte, América do Sul ou Europa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.