Os corvos estão com colesterol alto (e a culpa é nossa)

Cientistas alimentaram corvos com cheeseburgers do McDonald’s para analisar os efeitos da urbanização e concluíram que estes tinham colesterol mais alto.

Os corvos por norma sobrevivem à base de plantas, carne de animais mortos e comida de fontes produzidas pelo Homem, como aterros e caixotes do lixo. Contudo, a comida que deitamos fora não é tão saudável para os corvos, como a comida que estas aves poderiam encontrar em ambientes livres de pessoas.

Numa experiência, a equipa liderada pela professora assistente Andrea K. Townsend, da Faculdade de Hamilton, em Nova Iorque alimentou corvos com alguns cheeseburgers do McDonald’s e depois analisou o seu sangue.

Para avaliar que tipo de consequências o colesterol podia ter nestes animais, os cientistas decidiram medir os efeitos da urbanização e de uma dieta de baixa qualidade sobre a sua sobrevivência no geral, avança a Gizmodo.

Os investigadores recolheram amostras de sangue de 140 crias de corvos em Davis, Califórnia, e 86 crias em Clinton, Nova York, acompanhando-os por dois a três anos.

Para algumas das famílias de corvos de Nova Iorque, os cientistas complementaram a dieta colocando um cheeseburger do McDonald’s num raio de 10 metros do ninho, cinco a seis dias por semana.

As crias dos pássaros alimentados com hambúrgueres pareciam, em média, ter colesterol mais alto do que aqueles que não recebiam cheeseburgers, mas também aparentavam estar em melhores condições. No entanto, não está claro se o colesterol era bom ou mau para os corvos, já que não há uma constituição de colesterol alto para estes animais.

Os ambientes urbanos — que os pesquisadores definiram como ambientes com superfícies mais impermeáveis — pareciam estar associados a níveis mais altos de colesterol, assim como à diminuição da sobrevivência.

Assim, a urbanização global parece ter um efeito negativo sobre a sobrevivência dos corvos nos primeiros três anos de vida, de acordo com o artigo publicado no The Condor Ornithological Applications.

Os resultados corroboram outras experiências em pardais domésticos, iguanas-do-norte das Bahamas e raposas de San Joaquin, em que as populações urbanas (ou populações em áreas com mais humanos) apresentam colesterol mais alto.

O estudo levanta ainda questões sobre quais os efeitos a longo prazo numa dieta deste tipo e se esta teria as mesmas consequências em corvos mais velhos (já que o estudo só se baseou em crias).

O estudo veio mostrar que a vida na cidade não transforma apenas os humanos, mas também altera os animais e os restantes seres vivos que habitam ambientes urbanos.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …