Os corvos estão com colesterol alto (e a culpa é nossa)

Cientistas alimentaram corvos com cheeseburgers do McDonald’s para analisar os efeitos da urbanização e concluíram que estes tinham colesterol mais alto.

Os corvos por norma sobrevivem à base de plantas, carne de animais mortos e comida de fontes produzidas pelo Homem, como aterros e caixotes do lixo. Contudo, a comida que deitamos fora não é tão saudável para os corvos, como a comida que estas aves poderiam encontrar em ambientes livres de pessoas.

Numa experiência, a equipa liderada pela professora assistente Andrea K. Townsend, da Faculdade de Hamilton, em Nova Iorque alimentou corvos com alguns cheeseburgers do McDonald’s e depois analisou o seu sangue.

Para avaliar que tipo de consequências o colesterol podia ter nestes animais, os cientistas decidiram medir os efeitos da urbanização e de uma dieta de baixa qualidade sobre a sua sobrevivência no geral, avança a Gizmodo.

Os investigadores recolheram amostras de sangue de 140 crias de corvos em Davis, Califórnia, e 86 crias em Clinton, Nova York, acompanhando-os por dois a três anos.

Para algumas das famílias de corvos de Nova Iorque, os cientistas complementaram a dieta colocando um cheeseburger do McDonald’s num raio de 10 metros do ninho, cinco a seis dias por semana.

As crias dos pássaros alimentados com hambúrgueres pareciam, em média, ter colesterol mais alto do que aqueles que não recebiam cheeseburgers, mas também aparentavam estar em melhores condições. No entanto, não está claro se o colesterol era bom ou mau para os corvos, já que não há uma constituição de colesterol alto para estes animais.

Os ambientes urbanos — que os pesquisadores definiram como ambientes com superfícies mais impermeáveis — pareciam estar associados a níveis mais altos de colesterol, assim como à diminuição da sobrevivência.

Assim, a urbanização global parece ter um efeito negativo sobre a sobrevivência dos corvos nos primeiros três anos de vida, de acordo com o artigo publicado no The Condor Ornithological Applications.

Os resultados corroboram outras experiências em pardais domésticos, iguanas-do-norte das Bahamas e raposas de San Joaquin, em que as populações urbanas (ou populações em áreas com mais humanos) apresentam colesterol mais alto.

O estudo levanta ainda questões sobre quais os efeitos a longo prazo numa dieta deste tipo e se esta teria as mesmas consequências em corvos mais velhos (já que o estudo só se baseou em crias).

O estudo veio mostrar que a vida na cidade não transforma apenas os humanos, mas também altera os animais e os restantes seres vivos que habitam ambientes urbanos.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon …

Crise no PSG. Mbappé e Di Maria dispensam 70% do salário, Neymar não abdica de um euro

Visando minimizar os impactos financeiros da covid-19, o PSG reuniu com a equipa para discutir uma redução salarial. De acordo com o francês Le Figaro, não houve consenso: Mbappé e Di Maria estão dispostos a …

Bruxelas propõe Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros

A Comissão Europeia vai propor um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para a Europa superar a crise provocada pela pandemia da covid-19. "A Comissão propõe um Fundo de Recuperação de 750 mil …