Os corvos estão com colesterol alto (e a culpa é nossa)

Cientistas alimentaram corvos com cheeseburgers do McDonald’s para analisar os efeitos da urbanização e concluíram que estes tinham colesterol mais alto.

Os corvos por norma sobrevivem à base de plantas, carne de animais mortos e comida de fontes produzidas pelo Homem, como aterros e caixotes do lixo. Contudo, a comida que deitamos fora não é tão saudável para os corvos, como a comida que estas aves poderiam encontrar em ambientes livres de pessoas.

Numa experiência, a equipa liderada pela professora assistente Andrea K. Townsend, da Faculdade de Hamilton, em Nova Iorque alimentou corvos com alguns cheeseburgers do McDonald’s e depois analisou o seu sangue.

Para avaliar que tipo de consequências o colesterol podia ter nestes animais, os cientistas decidiram medir os efeitos da urbanização e de uma dieta de baixa qualidade sobre a sua sobrevivência no geral, avança a Gizmodo.

Os investigadores recolheram amostras de sangue de 140 crias de corvos em Davis, Califórnia, e 86 crias em Clinton, Nova York, acompanhando-os por dois a três anos.

Para algumas das famílias de corvos de Nova Iorque, os cientistas complementaram a dieta colocando um cheeseburger do McDonald’s num raio de 10 metros do ninho, cinco a seis dias por semana.

As crias dos pássaros alimentados com hambúrgueres pareciam, em média, ter colesterol mais alto do que aqueles que não recebiam cheeseburgers, mas também aparentavam estar em melhores condições. No entanto, não está claro se o colesterol era bom ou mau para os corvos, já que não há uma constituição de colesterol alto para estes animais.

Os ambientes urbanos — que os pesquisadores definiram como ambientes com superfícies mais impermeáveis — pareciam estar associados a níveis mais altos de colesterol, assim como à diminuição da sobrevivência.

Assim, a urbanização global parece ter um efeito negativo sobre a sobrevivência dos corvos nos primeiros três anos de vida, de acordo com o artigo publicado no The Condor Ornithological Applications.

Os resultados corroboram outras experiências em pardais domésticos, iguanas-do-norte das Bahamas e raposas de San Joaquin, em que as populações urbanas (ou populações em áreas com mais humanos) apresentam colesterol mais alto.

O estudo levanta ainda questões sobre quais os efeitos a longo prazo numa dieta deste tipo e se esta teria as mesmas consequências em corvos mais velhos (já que o estudo só se baseou em crias).

O estudo veio mostrar que a vida na cidade não transforma apenas os humanos, mas também altera os animais e os restantes seres vivos que habitam ambientes urbanos.

Avatar DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …

Rio diz que Governo “vai levar ao colo” Medina. Moedas ataca o rival e diz que as suas promessas não valem nada

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que o Governo “vai levar ao colo” o candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, porque “pelas guerras e desequilíbrios internos” não pode perder a eleição …

Portugal regista cinco mortos e 373 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista cinco óbitos e 373 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas. Há ainda mais 538 recuperados. O boletim da DGS, do dia 6 …

“Quem não nasceu com o apelido Espírito Santo tem de ir à luta”, diz Gama Leão

João Gama Leão deixou uma dívida de mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco através da Prebuild, um dos grandes devedores do banco. O empresário assumiu a responsabilidade pelos créditos em incumprimento, fez …