Os chimpanzés também podem sofrer durante toda a vida por ficarem órfãos

À semelhança do Homem, os chimpanzés podem sofrer durante toda a vida por terem perdido os seus progenitores ainda antes de atingirem a idade adulta. Em causa podem estar maiores dificuldades sociais, bem como reprodutoras.

A conclusão é de uma nova investigação levada a cabo por uma equipa de cientistas do Instituto Max Planck, que observou três comunidades de chimpanzés no Parque Nacional Tai, localizado na Costa do Marfim, conta a agência espanhola Europa Press.

Os cientistas, que publicaram os resultados do estudo na revista Science Advances, monitorizaram os registos demográficos e recolheram amostras de fezes para testes de paternidade de todos os novos membros da comunidade em períodos de até 30 anos.

De acordo com o estudo, os chimpanzés machos que perderam a mãe ainda jovens são menos competitivos e têm menos descendentes quando comparados com outros espécimes que cresceram com as suas progenitoras até à idade adulta.

“Quando estudamos os nossos parentes vivos mais próximos, como os chimpanzés, podemos aprender sobre os antigos fatores ambientais que nos tornaram humanos”, começou por explicar a autora principal do estudo, Catherine Crockford, em comunicado.

 

“O nosso estudo mostra que a presença e o apoio de uma mãe durante os longos anos da infância também era provavelmente uma característica do último ancestral comum que os humanos compartilharam com os chimpanzés, há seis a oito milhões de anos. É provável que esta característica tenha sido fundamental na configuração dos chimpanzés, bem como na evolução humana”, sustentou.

Em que medida sofrem?

As principais teorias sobre a evolução humana sustentam que os pais, ao continuarem a fornecer alimento aos seus filhos até que estes cresçam, permitiram que a espécie humana tivesse o maior cérebro de todas as espécies do planeta comparativamente ao tamanho do corpo, enquadrou a especialista do Instituto Max Planck.

Os cérebros consistem em tecidos de crescimento lento, o que levam a uma longa infância. O cuidado parental contínuo ao longo da infância permite que as crianças aprendam habilidades que necessitam para sobreviver na idade adulta.

Infâncias longas são raras entre os animais, sendo apenas igualadas por outros grandes macacos, como é o caso dos chimpanzés.

Os chimpanzés podem ter uma infância longa, mas as suas progenitoras raramente lhes fornecem alimentos diretamente depois dos quatro/cinco anos, quando deixam de mamar.

Então o que é que as progenitores fornecem aos chimpanzés que lhes dá uma vantagem competitiva face aos espécimes órfãos? A equipa que conduziu o estudo não sabe aina responder à questão, mas frisa que há algumas ideias.

“Uma das ideias sustenta que as mães sabem onde encontrar os melhores alimentos e como usar ferramentas para extrair alimentos escondidos e muitos nutritivos, como insetos, mel e nozes (…) Podemos especular que uma das razões pelas quais os filhos continuam a viajar e a alimentar-se perto das suas mães diariamente até a adolescência está relacionada com o facto de observar as suas mães os ajuda a aprender”.

Roman Wittig, co-autor do estudo, acrescenta: “Outra ideia é que as mães [dos chimpanzés] transmitem habilidades sociais“.

E remata: “Uma vez mais, e um pouco à semelhança dos humanos como os humanos, os chimpanzés vivem num mundo social complexo de alianças e competição. Pode ser que aprendam ao observar as suas mães sobre quando fazer alianças e quando lutar”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …