/

Há chimpanzés com um raro osso no coração

Alguns chimpanzés têm um raro (e minúsculo) osso no coração, descobriu uma equipa de cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

São poucas as espécies que têm este osso apelidado de cordis, sendo este particularmente raro entre os primatas, frisa o jornal espanhol ABC.

Alguns animais, como bovinos, camelos, cães ou lontras, possuem também este raro osso, que costuma ser de grandes dimensões. Por vezes, o cordis está presente na maioria dos animais de uma determinada espécie mas, noutros casos, está associado a doenças cardíacas, tal como refere o novo estudo, publicado na revista Scientific Reports.

No caso específico dos chimpanzés, este osso do coração tem apenas alguns milímetros e tende a estar presente em espécimes com com fibrose miocárdica idiopática, uma patologia cardíaca comum entre estes animais e também nos humanos.

A doença tem sido associada a arritmias cardíacas e morte súbita.

“A descoberta de um novo osso numa nova espécie é um evento raro, especialmente nos chimpanzés que têm uma anatomia tão semelhante à dos humanos”, explicou Catrin Rutland, autora principal do estudo, frisando que a descoberta deixa uma pergunta no ar: será que alguns humanos também têm este osso?

A equipa, que utilizou tomografias microcomputarizadas para descobrir o novo osso entre estes primatas, não sabe ainda ao certo por que motivo alguns chimpanzés o desenvolvem. Os cientistas conseguiram contudo descobrir que o desenvolvimento do cordis ocorre em idades diferentes em espécimes masculinos ou femininos.

Rutland

O cordis de um chimpanzé

Apesar de não saberem com certeza por que se forma, os cientistas acreditam que esta descoberta é importante para controlar a saúde e preservar estes animais.

“É essencial encontrar formas de ajudar os chimpanzés com doenças cardíacas. Compreender o que está a acontecer nos seus corações ajuda-nos a controlar a sua saúde”, rematou Sophie Moittié, co-autora do novo estudo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.