Os astronautas poderão ter de usar óculos de natação no Espaço

Os astronautas poderão precisar de usar óculos de natação no futuro para proteger a sua visão no Espaço, de acordo com um novo estudo.

A pressão reduzida durante as missões espaciais à Estação Espacial Internacional leva a mudanças negativas nos olhos, que podem durar anos mesmo depois de os astronautas terem regressado à Terra.

Cerca de 75% dos astronautas experimentam mudanças nos olhos e visão, incluindo “manchas de algodão” e um espessamento do nervo ótico. Estudos sugerem que o uso de óculos de natação pode ajudar a regular a pressão em redor dos olhos e protegê-los dos efeitos dos longos voos espaciais.

A fim de estudar como evitar a decadência da visão no espaço, cientistas da Associação de Pesquisas Espaciais Universitárias em Houston colocaram 20 homens em vários exercícios enquanto inclinavam a cabeça para trás para simular o efeito do exercício no espaço.

Dos 20 participantes testados durante três dias no Johnson Space Center da NASA, em Houston, dez usavam óculos de natação. O estudo, publicado na revista JAMA Opthalmology, descobriu que o exercício estava associado à diminuição da pressão no olho.

Mas “a adição de óculos de natação foi associada a um aumento modesto da pressão, o que poderia reduzir alguns dos efeitos adversos nos voos espaciais de longa duração”, disse Jessica Scott, principal autora do estudo, ao The Independent. “Estas descobertas precisam de ser replicadas no voo espacial para determinar se o aumento da pressão ocular com os óculos de natação é seguro e eficaz”, acrescentou.

Comentando sobre o estudo, Andrew Lee, do Instituto de Olhos Blanton, em Houstin Houston, disse que poderia ter “importantes implicações potenciais para futuras missões tripuladas à Lua, a asteróides próximos da Terra ou a Marte”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …

Já pode beber uma cerveja que nunca "morre"

https://vimeo.com/377813387 Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca "morra". Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor. Não há nada melhor …

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …