As duas maiores organizações criminosas do Brasil terão entrado em Portugal

8

Marcello Casal Jr. / ABr

Elementos do Batalhão de Operações Especiais / BOPE da Polícia Militar brasileira no Rio de Janeiro

PJ investiga aparente infiltração de Brasil – Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho, que terão operacionais em solo português.

Brasil – Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho são as duas maiores organizações criminosas do Brasil. Ambas terão conseguido colocar operacionais em Portugal.

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar um aparente esquema de legalização ilícita e obtenção de vistos.

De acordo com o Diário de Notícias, há pessoas mortas que “ressuscitaram” para ter nacionalidade portuguesa graças a documentos falsificados.

Cerca de 30 cidadãos brasileiros terão viajado para Portugal graças a esquemas destas organizações criminosas.

A PJ está também a investigar indícios de corrupção, participação económica em negócio, abuso de poder e peculato – tudo no Consulado de Portugal no Rio de Janeiro.

Há perto de 10 arguidos, que não serão apenas intermediários (como se pensava na fase inicial) mas sim membros das organizações Brasil – Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho.

O número processos administrativos sob suspeita de fraude já se aproxima dos 100.

A polícia averigua dezenas de denúncias de manipulação de agendamentos para os actos consulares, como vistos ou pedidos de nacionalidade; aparentemente houve certificação ilícita de documentos e manipulação de agendamentos para favorecer os grupos criminosos.

Os mafiosos terão contratado funcionários do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro.

Os funcionários do consulado recebiam 300 euros (é mais do que o salário mínimo no Brasil) para colocar os membros das organizações à frente das outras pessoas na fila.

Os criminosos olham para Portugal como uma porta de entrada de drogas, sobretudo de cocaína, na Europa.

Entre Novembro do ano passado e Outubro deste ano foram concedidos cerca de 20 mil vistos portugueses nos postos consulares de Portugal no Brasil. Em Portugal há mais de 400 mil brasileiros.

ZAP //

8 Comments

  1. Usem o Fernando Pinto, ele descobre já quem foi para que esse CORRUPTO seja descoberto e punido. Deveria era ser expulso e ser obrigado a devolver todo o dinheiro que recebeu desse crima.

  2. Tanto alarido !!! pelas palavras sábias do Costa e alguns partidos, Portugal precisa de muitos imigrantes logo deve facilitar ao máximo a sua entrada, qualquer ideologia extremista de controlo da imigração é um absurdo e apenas discriminação.

  3. Se o crime ocorreu dentro do Consulado de Portugal, a polícia brasileira não pode fazer nada. A Convenção de Viena de 1961 assegura a imunidade diplomática aos funcionários portugueses desse consulado.
    Resta saber se o governo português irá punir essas pessoas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.