A organização sem fins lucrativos Acronym revelou planos para gastar 75 milhões de dólares (mais de 67 milhões de euros) em publicidade digital ao Partido Democrata, com o objetivo de combater o avanço que já leva Donald Trump, que disputará a sua reeleição no próximo ano pelo Partido Republicano.
Segundo avançou o New York Times, citado pelo Expresso, até ao momento, Donald Trump já gastou mais de 26 milhões de dólares (cerca de 23 milhões de euros), apenas no Facebook e na Google. O valor representa mais do que o total gasto naquelas plataformas pelos quatro principais candidatos à nomeação democrata – Joe Biden, Elizabeth Warren, Bernie Sanders e Pete Buttigieg.
David Plouffe, que geriu a campanha de Barack Obama em 2008 e foi um dos seus principais consultores em 2012, juntou-se recentemente à Acronym.
Juntamente com a fundadora e diretora executiva da organização, Tara McGowan, revelou ao New York Times que a campanha digital começaria de imediato e com um particular enfoque na forma como o eleitorado vê Donald Trump e o Partido Democrata durante as eleições primárias, ainda antes de se conhecer o nomeado presidencial.
A campanha incidirá inicialmente nos estados do Arizona, Carolina do Norte, Michigan, Pensilvânia e Wisconsin – todos eles “swing states” (“estados oscilantes”, em tradução livre), ou seja, estados que tiveram disputas renhidas nalgumas das últimas eleições.
Tendo em conta que, historicamente, tanto o candidato democrata como o republicano podem vencer nesses estados, os mesmos assumem o papel decisivo de ditarem o resultado a nível nacional, isto é, de definirem a escolha do Presidente.
A Google, o Facebook, o YouTube e o Instagram são algumas das plataformas digitais onde a Acronym irá colocar os seus conteúdos. Segundo os responsáveis, será conteúdo original, como vídeos e animações, que também visa reforçar a cobertura local que retrata Donald Trump, a sua Administração e a sua agenda de uma forma crítica.
De acordo com Tara McGowan, o grupo já angariou aproximadamente 40% do valor planeado. David Plouffe juntou-se como consultor político e para ajudar a angariar fundos.
O New York Times escreveu ainda que Donald Trump não se limita a gastar muito em publicidade. O Presidente dispõe de dezenas de anúncios no Facebook que referem os “ataques infundados” dos democratas no processo de ‘impeachment’.
Além disso, beneficia de uma câmara de eco que amplifica a sua mensagem e de uma verdadeira fábrica de conteúdos feitos pelos seus apoiantes, que esperam uma republicação por parte do Presidente, acrescenta o diário.
Uma grande parte do orçamento de publicidade de Donald Trump destina-se ao recrutamento de novos doadores. O seu gestor de campanha, Brad Parscale, revelou na sexta-feira que foram angariados 19 milhões de dólares (aproximadamente 17 milhões de euros) em outubro só na Internet.