Ordem dos Nutricionistas quer profissionais a tratar das ementas escolares

cafemama / Flickr

-

A Ordem dos Nutricionistas quer que o Governo contrate nutricionistas que fiquem responsáveis pelas ementas das cantinas escolares e garantam a saúde dos jovens, num país onde quase metade das famílias tem dificuldade no acesso a alimentos.

A poucos dias do novo ano, a Ordem dos Nutricionistas anuncia como uma das suas prioridades para 2017 a luta por uma alimentação escolar de qualidade, que acredita que poderá ser assegurada por nutricionistas.

Em comunicado enviado à Lusa, a Ordem quer que o Governo cumpra “os requisitos de contratação de nutricionistas, pelas Direções de Serviço Regionais de Educação, que supervisionem e orientem a elaboração das ementas de cantinas escolares de acordo com os princípios de uma alimentação saudável e equilibrada”.

Uma das razões para esta exigência prende-se com as recentes notícias de problemas detetados nas cantinas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que instaurou 28 processos e suspendeu a atividade de uma cantina escolar.

Além disso, a Ordem recorda um estudo de 2014 da Direção-Geral Saúde que indica que 45,8% das famílias teve algum tipo de dificuldade no acesso aos alimentos, sendo que entre estes agregados familiares foi admitido que as crianças estiveram sujeitas a redução da ingestão de alimentos.

A Ordem alerta ainda para o aumento progressivo da obesidade e de doenças associadas entre os jovens: atualmente, metade da população tem excesso de peso ou obesidade, sendo que “há uma crescente incidência destes fatores entre os jovens”.

Perante este cenário, a Ordem entende que as autoridades deveriam estar alerta para a importância da qualidade nutricional das refeições servidas nas cantinas escolares e da educação para hábitos alimentares saudáveis entre as gerações mais novas de portugueses.

No entanto, a Ordem considera que o Ministério da Educação não estará muito preocupado, tendo em conta as recentes notícias da deteção pela ASAE de incumprimentos de regras básicas de funcionamento em diversas cantinas escolares.

“A Ordem dos Nutricionistas pretende, desta forma, contribuir para a implementação de uma oferta alimentar saudável nas escolas portuguesas que, apesar de estar prevista e regulamentada pelo Ministério da Educação, tarda em ser implementada de forma eficaz”, defende.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …