/

Oprah está a pensar concorrer à presidência dos EUA

Oprah Winfrey está “activamente a pensar” candidatar-se à presidência dos EUA, garantem à CNN dois “amigos próximos” da actriz e produtora, cujo discurso nos Globos de Ouro foi visto como uma primeira acção de campanha.

Com um discurso centrado nos tópicos do racismo e dos direitos das mulheres, numa cerimónia dos Globos de Ouro onde se tornou na primeira mulher negra a receber o prémio Cecil B. DeMille, Oprah Winfrey reacendeu o burburinho em torno da sua possível candidatura à corrida presidencial em 2020.

“Amigos próximos” da ex-apresentadora, que pediram o anonimato para poderem “falar livremente”, garantiram à CNN que ela está mesmo a pensar em candidatar-se à Casa Branca.

Oprah negou essa ideia, em declarações à Bloomberg, depois de ter sido confrontada com os apelos que foram publicados na rede social Twitter, com os dizeres #Oprahforpresident e #Oprah2020, após o discurso que foi aplaudido de pé.

A CNN assegura que alguns dos seus “confidentes” estão a pressioná-la, desde há vários meses, para se candidatar. E o seu companheiro de longa data, Stedman Graham, admitiu que a candidatura é uma possibilidade. Mas Oprah ainda não terá tomado uma decisão definitiva.

“Um novo dia está no horizonte”

Oprah surge como uma potencial candidata de peso do Partido Democrático, fruto da sua fama e riqueza, destaca a CNN, citando estrategas políticos.

A ex-apresentadora apoiou os anteriores candidatos democratas, Barack Obama, em 2008, e Hillary Clinton, em 2016. Há dois anos, quando Clinton perdeu para o atual presidente norte-americano Donald Trump, ela disse que era “o tempo” de a América eleger uma mulher presidente.

“Um novo dia está no horizonte”, foi uma das frases mais marcantes do discurso de Oprah nos Globos de Ouro, e foi interpretada por algumas pessoas como um grito de candidata presidencial.

E depois da eleição de Trump, nem a falta de experiência política de Oprah parece um entrave a uma potencial candidatura. A ex-apresentadora do “The Oprah Winfrey Show” granjeou grande popularidade entre milhões de americanos, ao longo dos 25 anos em que apresentou o programa de televisão.

E é o próprio Trump que reconhece que Oprah tem estatuto e trunfos para ser candidata presidencial, como disse antes das eleições presidenciais norte-americanas de 1999. “Adoro a Oprah. Ela é popular, ela é brilhante, é uma mulher maravilhosa“, disse Trump à CNN, considerando que seria “uma boa aposta” para a corrida à Casa Branca.

SV, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.