Operação da PSP visa membros da claque No Name Boys. Sete pessoas detidas

Zipp / Wikimedia

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a realizar, na manhã desta quinta-feira, uma operação na Área Metropolitana de Lisboa no cumprimento de mandados de busca domiciliária e de detenção por vários crimes relacionados com a claque No Name Boys.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP adianta que na origem da operação está uma investigação a elementos da No Name Boys, claque apoiante do Benfica.

De acordo com a PSP, decorreram várias diligências processuais e investigatórias, nomeadamente, buscas domiciliárias e não domiciliárias, bem como o cumprimento de vários mandados de detenção fora de flagrante delito, emitidos por autoridade judiciária.

Sete pessoas foram detidas na sequência da chamada “Operação Sem Rosto”, disse à agência Lusa uma fonte policial.

“Ao longo de aproximadamente um ano, foram investigados vários crimes, entre eles, roubos, ofensas à integridade física qualificadas, danos e homicídio na forma tentada, praticados por um grupo de indivíduos pertencentes à claque No Name Boys, refere a PSP.

Fonte do Cometlis adiantou à Lusa que a operação poderá estar relacionada com a agressão, em maio, em São João do Estoril, concelho de Cascais, a um homem alegadamente pertencente à Juventude Leonina, por parte de um grupo de mais de 30 indivíduos com camisolas dos No Name Boys.

Na conferência de imprensa ao final da manhã, o comissário Bruno Penha destacou o grau de “premeditação” e de “extrema violência” de algumas das ações das quais os detidos são suspeitos.

“Tinham conhecimento prévio de moradas, veículos, rotinas. Estamos a falar de situações muito particulares, com agressões múltiplas, em que as vítimas estiveram em risco de vida”, sublinhou o responsável, citado pelo site Tribuna Expresso.

Foram também encontrados nas buscas manuscritos com elementos de identificação e informações relacionadas com “jornalistas, pessoas com cargos de direção em clubes e comentadores de televisão”.

Os detidos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa esta sexta-feira, quando serão conhecidas as medidas de coação.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os chamados de ”Três Grandes” foram tomados por grupos terroristas debaixo das barbas das autoridades que,só acordam muito tarde.Clubes que em tempos tinham um certo prestigio e hoje,não passam de organizações terroristas.

  2. Um grupo bem organizado dentro do clube mas que passa como se não tenha apoio deste, tudo bem montado para não criar problemas, repare-se que nem sequer ninguém arrisca chamar-lhe grupo terrorista, apesar do vasto palmarés de ataques e do arsenal até agora encontrado e sobretudo das vítimas. Num país a sério, certamente a justiça há muito tempo que teria investigado o que vai lá por dentro daquele clube. Mas também se continuarem e seja qual for o clube, a apoiarem claques organizadas de jovens onde estes se juntem em grupo, jamais haverá paz no desporto neste país, se os querem ter nos estádios, que os distribuam pelo meio da massa associativa e se possível acompanhados de familiares para que se contenham, pois juntos são o diabo à solta incapazes de se controlar.

RESPONDER

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …