Operação da PSP visa membros da claque No Name Boys. Sete pessoas detidas

Zipp / Wikimedia

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a realizar, na manhã desta quinta-feira, uma operação na Área Metropolitana de Lisboa no cumprimento de mandados de busca domiciliária e de detenção por vários crimes relacionados com a claque No Name Boys.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP adianta que na origem da operação está uma investigação a elementos da No Name Boys, claque apoiante do Benfica.

De acordo com a PSP, decorreram várias diligências processuais e investigatórias, nomeadamente, buscas domiciliárias e não domiciliárias, bem como o cumprimento de vários mandados de detenção fora de flagrante delito, emitidos por autoridade judiciária.

Sete pessoas foram detidas na sequência da chamada “Operação Sem Rosto”, disse à agência Lusa uma fonte policial.

“Ao longo de aproximadamente um ano, foram investigados vários crimes, entre eles, roubos, ofensas à integridade física qualificadas, danos e homicídio na forma tentada, praticados por um grupo de indivíduos pertencentes à claque No Name Boys, refere a PSP.

Fonte do Cometlis adiantou à Lusa que a operação poderá estar relacionada com a agressão, em maio, em São João do Estoril, concelho de Cascais, a um homem alegadamente pertencente à Juventude Leonina, por parte de um grupo de mais de 30 indivíduos com camisolas dos No Name Boys.

Na conferência de imprensa ao final da manhã, o comissário Bruno Penha destacou o grau de “premeditação” e de “extrema violência” de algumas das ações das quais os detidos são suspeitos.

“Tinham conhecimento prévio de moradas, veículos, rotinas. Estamos a falar de situações muito particulares, com agressões múltiplas, em que as vítimas estiveram em risco de vida”, sublinhou o responsável, citado pelo site Tribuna Expresso.

Foram também encontrados nas buscas manuscritos com elementos de identificação e informações relacionadas com “jornalistas, pessoas com cargos de direção em clubes e comentadores de televisão”.

Os detidos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa esta sexta-feira, quando serão conhecidas as medidas de coação.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os chamados de ”Três Grandes” foram tomados por grupos terroristas debaixo das barbas das autoridades que,só acordam muito tarde.Clubes que em tempos tinham um certo prestigio e hoje,não passam de organizações terroristas.

  2. Um grupo bem organizado dentro do clube mas que passa como se não tenha apoio deste, tudo bem montado para não criar problemas, repare-se que nem sequer ninguém arrisca chamar-lhe grupo terrorista, apesar do vasto palmarés de ataques e do arsenal até agora encontrado e sobretudo das vítimas. Num país a sério, certamente a justiça há muito tempo que teria investigado o que vai lá por dentro daquele clube. Mas também se continuarem e seja qual for o clube, a apoiarem claques organizadas de jovens onde estes se juntem em grupo, jamais haverá paz no desporto neste país, se os querem ter nos estádios, que os distribuam pelo meio da massa associativa e se possível acompanhados de familiares para que se contenham, pois juntos são o diabo à solta incapazes de se controlar.

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …