Ópera de Barcelona reabre portas com um concerto para 2300 plantas

Quique Garcia / EFE

A Ópera de Barcelona reabriu portas estas segunda-feira com um concerto para 2.292 plantas. O regresso à nova normalidade do Gran Teatre del Liceu, nas Ramblas, não contou com nenhuma pessoa na plateia.

Um quarteto de cordas apresentou a peça “Crisantemi”, de Giacomo Puccini, para uma sala repleta de plantas e flores criadas em viveiros na capital catalã.

Em declarações à agência Reuters, a organização do espetáculo explicou que a intenção da iniciativa foi convidar a uma reflexão sobre a condição humana em tempos pandemia e sobre o papel dos espectadores enquanto sujeitos passivos.

“Estamos a viver o fim de toda uma época. Ou simpatizamos com o meio ambiente e criamos novas possibilidades que nos incluem ou continuamos com a dinâmica anterior à pandemia – e esta vai mal, muito mal (…) Podemos expandir o conceito de empatia para relacioná-lo com outras espécies? Vamos começar com a arte e a música neste belo teatro, convidando a natureza”, disse Eugenio Ampudia, produtor executivo do espetáculo.

“A natureza ocupou os espaços que lhe roubámos“, disse ainda.

O espetáculo foi transmitido em vivo online através do site da Ópera de Barcelona.

Depois do espetáculo, as plantas utilizadas vão ser entregues a profissionais de saúde que trabalham do Hospital Clinic de Barcelona, ​​juntamente com um certificado do artista no qual segue uma agradecimento sobre o trabalho prestado durante a pandemia.

Todas as atividades culturais com público foram suspensas em Espanha devido à covid-19.

ZAP ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Cumplicidade criminosa." Erdogan acusa Biden de ter sangue nas mãos

Durante décadas, Israel contou com os Estados Unidos como escudo diplomático. Agora, o apoio inabalável do país parece cada vez mais precário, com Joe Biden a ser alvo de críticas. O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, …

Aumenta pressão para cessar-fogo após novos bombardeamentos em Gaza

A comunidade internacional apela a que haja um cessar-fogo, mas continuam os ataques dos dois lados sem que se vislumbre um sinal de tréguas. Segundo a Al Jazeera, registaram-se dezenas de bombardeamentos israelitas contra Gaza já …

Maioria de direita na mira. André Ventura pede reunião a Rui Rio

O líder do Chega, André Ventura, vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Rui Rio, para "analisar os cenários prováveis de uma construção de uma maioria de direita" que tire o PS do poder. A …

Porcos e roedores podem respirar pelo rabo (e esta pode ser uma descoberta muito importante)

Um novo estudo revela que os porcos e roedores também conseguem respirar através do rabo, o que pode ser, na verdade, uma boa notícia para nós, humanos. De acordo com o site Live Science, um grupo …

O mistério das gotículas pontiagudas foi finalmente resolvido

Um determinado tipo de gotículas de óleo muda de forma quando são arrefecidas e encolhidas, passando de esféricas a icosaédricas para hexagonais planas. Duas teorias tentaram explicar o fenómeno, mas não conseguiram. Uma equipa de cientistas …

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …