Oops! Afinal os T-Rex não podiam correr (sem partir as pernas)

O tiranossauro, um dos predadores mais temidos da história, não poderia correr a alta velocidade sem que as suas pernas se partissem por causa do seu próprio peso, afirma um estudo da Universidade de Manchester.

A descoberta destrói o imaginário construído pelos filmes de Hollywood, nos quais o temível predador persegue pessoas e carros a alta velocidade. Na verdade, afirmam os cientistas, o método de caça do tiranossauro era principalmente baseado em emboscadas ou longas — mas lentas — corridas com outros dinossauros.

Estudos anteriores apontavam que o dinossauro poderia atingir até 72 km/h, mas o número causava controvérsia.

Agora, cientistas da Universidade de Manchester criaram um modelo anatómico em computador de um tiranossauro de 7 toneladas e testaram o impacto no seu esqueleto que seria provocado pela sua locomoção a diferentes velocidades.

A equipa descobriu que o esqueleto poderia suportar a corrida, definida como “ter os dois pés fora do chão ao mesmo tempo”, mas que isso causaria a fractura dos seus ossos. O estudo foi publicado esta quarta-feira na revista científica PeerJ.

“A capacidade de corrida dos tiranossauros e outros dinossauros gigantes é debatida entre os paleontologistas há décadas”, disse o professor William Sellers, investigador da Universidade de Manchester e autor principal do estudo, ao site da universidade.

“O nosso modelo biomecânico computorizado mostra que se um tiranossauro tivesse tentado correr, os ossos das suas pernas dobrar-se-iam sob o seu próprio peso”, acrescenta Sellers.

Os investigadores afirmam que, na verdade, a velocidade máxima do temido predador seria de cerca de 27 km/h. Por comparação, Usain Bolt já atingiu os 43 km/h. Além disso, desde o ano passado que se sabe que Jurassic Park estava errado: o Homem corre muito mais depressa que um dinossauro.

Lamentamos, senhor Spielberg, mas vai mesmo ter que rever certos takes com T-Rexs de alguns dos seus filmes mais famosos …

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …