Jurassic Park estava errado: o Homem corre muito mais depressa do que um dinossauro

Alex Beynon / Flickr

Se o asteróide não tivesse atingido a Terra naquele momento histórico, os dinossauros poderiam andar entre nós - excepto que não haveria um "nós".

Investigadores conseguiram calcular a velocidade a que se movia um dos maiores dinossauros que passou pelo planeta Terra.

Foram muitas as personagens do conhecido filme norte-americano que não conseguiram escapar ilesas aos velozes dinossauros que corriam na sua direção.

Mas agora, segundo uma equipa de investigadores canadianos, essa situação nem sequer seria possível porque os humanos poderiam ser muito mais rápidos do que estas criaturas.

De acordo com o RT, os cientistas descobriram restos fossilizados de um tiranossauro em rochas com mais de 66 milhões de anos no estado de Wyoming, nos Estados Unidos.

Esta rara descoberta baseou-se na existência de uma pegada bem conservada que consistia em três dedos na parte da frente e de um outro mais pequeno na parte traseira.

Segundo a investigação, só os tiranossauros ficaram conhecidos por viver naquela zona e eram os únicos suficientemente grandes para deixar pegadas de 47 centímetros.

De acordo com a pegada encontrada, ou esta pertencia a um jovem T. rex ou então a uma outra espécie mais pequena conhecida por Nanotyrannus lancensis.

Independentemente de qual tenha sido o dinossauro a deixar aquela pegada, é certo que este não seria assim tão rápido como pensávamos, pelo menos naquele momento.

Scott Persons, autor principal do estudo e paleontólogo da Universidade de Alberta, juntamente com o resto da equipa, calculou a que altura estariam as ancas do dinossauro do chão.

Através de duas fórmulas recorrentes, a equipa determinou que estariam entre 1,56 e 2,07 metros do chão. De seguida, mediram a distância entre as pernas para determinar a velocidade do seu movimento.

Os investigadores chegaram à conclusão que, naquele momento, o animal caminhava a uma velocidade aproximada entre 4,5 e 8 quilómetros por hora.

A análise não prova, no entanto, que o T. Rex não poderia ser mais rápido noutras situações, até porque esta pegada mostra apenas um evento isolado.

Um estudo anterior já tinha analisado uma outra pegada semelhante a esta, chegando à conclusão que o dinossauro em questão estava a deslocar-se a 11 quilómetros por hora.

Apesar de já ser um bocadinho mais elevada, esta continua a ser uma velocidade que até um atleta amador conseguia bater.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …