Em 3 meses, a ONU recebeu 70 denúncias de abuso sexual cometido pelos seus funcionários

Basil D Soufi / wikimedia

Assembleia Geral das Nações Unidas

A Organização das Nações Unidas recebeu, entre abril e junho, um total de 70 denúncias de alegados abusos sexuais cometidos pelos seus funcionários e outras entidades com as quais colabora.

O número é superior aos 54 casos identificados nos primeiros três meses do ano. Os dados, divulgados periodicamente pela própria organização, funciona como medida de uma nova estratégia de “tolerância zero” contra este tipo de abusos.

No segundo trimestre, a ONU recebeu 43 acusações, nas quais existiriam membros da organização envolvidos – 18 relacionados com operações de paz e 25 com funcionários de agências da organização.

Além disso, somam-se mais 24 denúncias contra funcionários que colaboram com as Nações Unidas no terreno e três contra forças internacionais autorizadas pelo Conselho de Segurança, mas que não atuam sob a bandeira da organização.

Até agora, três denúncias foram confirmadas após uma investigação, duas não foram comprovadas e quatro casos foram encerrados por outros motivos.

A grande maioria das acusações está a ser investigada no momento ou está numa fase de análise preliminar, disse aos jornalistas o porta-voz Farhan Haq. Além disso, 16 casos foram repassados aos  Estados membros para que tomem medidas, acrescentou Haq.

No total há 84 vítimas – alguns casos envolvem mais de uma -, inclusive 17 meninas menores de idade e um jovem com menos de 18 anos.

A maioria dos incidentes ocorreu em 2018 (27), embora também haja registo de acusações relativas a anos anteriores. Existem ainda 17 casos sem data precisa.

Os repetidos abusos sexuais cometidos por funcionários da ONU, sobretudo nos chamados “capacete azul” destacados em países africanos, geraram nos últimos anos um grande escândalo para a organização.

Face a isto, o secretário-geral, António Guterres, fez do assunto uma das prioridades do seu mandato e iniciou uma ampla estratégia para dar mais visibilidade ao problema,dando apoio às vítimas e garantindo que todos os casos sejam investigados e os responsáveis punidos.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …