ONU informada de suspensão na pena de morte da Guiné Equatorial

Embassy of Equatorial Guinea / Flickr

Presidente da Guiné Equatorial

Presidente da Guiné Equatorial

A Guiné Equatorial informou em Fevereiro a ONU que tinha aprovado uma suspensão temporária da pena de morte, uma das condições de adesão à CPLP, disse neste domingo fonte da instituição.

“Recebemos a ordem presidencial que introduziu a moratória temporária no uso da pena de morte em Fevereiro de 2014”, confirmou o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Rupert Colville.

No dia 23 de Julho, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou a entrada da Guiné Equatorial na organização, uma reivindicação antiga do governo liderado por Teodoro Obiang e contestada por várias organizações da sociedade civil, que alegam o facto de, além do facto de poucos guineenses falarem português, o regime de Malabo se destacar nas violações dos direitos humanos.

Em Fevereiro, Obiang assinou uma resolução presidencial que suspende a pena de morte, uma das condições impostas pela CPLP para a adesão do país como membro de pleno direito à organização, mas a legislação em vigor mantém a pena capital como uma das medidas previstas.

Este é, ainda assim, um caminho aceite pela ONU, que na resolução de 2007 “felicita as decisões de um crescente número de países de aplicar uma moratória às execuções, prosseguindo muitas vezes com a abolição da pena de morte.”

A Declaração de Díli, com que se concluiu a X Cimeira da CPLP em Julho, inclui uma referência explícita à abolição da pena de morte na Guiné Equatorial.

No texto, é referida a moratória à pena de morte anunciada pelo regime do Teodoro Obiang, cuja vigência deve concluir-se com a abolição da pena capital.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …