ONU. Guerra na Ucrânia causou o maior aumento no custo de vida numa geração

ZIPI / EPA

A invasão da Ucrânia pela Rússia causou o maior aumento do custo de vida em todo o mundo numa só geração, revelou um relatório do Grupo de Resposta a Crises da organização das nações unidas (ONU), divulgado esta quinta-feira.

“O efeito cascata do conflito está a espalhar o sofrimento humano muito além das suas fronteiras. A guerra, em todas as suas dimensões, exacerbou uma crise global de custo de vida nunca antes vista em, pelo menos, uma geração”, assegurou a ONU em comunicado.

“O mundo está a enfrentar uma nova realidade”, indicou o secretário-geral da ONU, referindo que “os países mais vulneráveis já estão a ser atingidos colateralmente”. De acordo com António Guterres, “nenhum país ficará intocado por esta crise de aumento do custo de vida”.

O relatório mostra que mais de 1,6 mil milhões de pessoas em 94 países estão expostas a pelo menos uma dimensão da crise. Os países com poder de compra mais afetado são a Arménia (7,71%), a Geórgia (5,53%), o Quirguistão (5,23%), o Tajiquistão (4,87%) e a Mauritânia (4,31%).

“Na realidade, há apenas uma maneira de parar esta tempestade que se aproxima: a invasão russa da Ucrânia deve acabar. A morte e a destruição devem parar. Uma solução pacífica deve ser encontrada de acordo com o direito internacional e a Carta das Nações Unidas. Mas até que isso aconteça, precisamos de ação imediata em duas frentes”, acrescentou Guterres.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.