ONG acusa regime de Assad de torturas bárbaras

Justin Norman / Flickr

Segundo a Syrian Network for Human Rights, durante a guerra civil na Síria morreram mais de 14 mil pessoas depois de terem sido torturadas nas prisões do Governo.

A Rede Síria para os Direitos Humanos (Syrian Network for Human Rights, SNHR) divulgou o seu mais recente relatório no qual identifica 72 métodos de tortura. Pendurar os prisioneiros ao teto antes de serem espancados, arrancar os olhos, água a ferver no abdómen e nas costas, bater com um bastão elétrico, abusar sexualmente, esmagar cabeças e pulverizar crianças com inseticidas são alguns dos exemplos descritos.

De acordo com a Visão, se o objetivo das tropas do regime liderado por Bashar al-Assad era garantir agonia antes da morte, o objetivo foi cumprido. De acordo com os números, pelo menos 14.298 pessoas morreram entre março de 2011 e setembro deste ano, como resultado da tortura no conflito da Síria. Além disso, 14.131 morreram nas prisões do Governo, incluindo 173 crianças e 45 mulheres.

O documento enfatiza que a tortura generalizada nos centros de detenção do regime sírio, assim como nos “hospitais” administrados por militares constitui um “crime de extermínio“.

O relatório aponta os grupos extremistas do Estado Islâmico mataram 57 pessoas por tortura, enquanto fações da oposição armada mataram mais 43. As Forças Democráticas da Síria (SDF) mataram 47, enquanto estavam sob custódia e outras 20 foram mortas por partidos que a organização não-governamental não conseguiu identificar.

O documento da SNHR aborda ainda o fenómeno da separação. Alguns detidos nas prisões do regime atingem um estado de delírio provocado pelas condições de detenção, tortura, humilhação, privação do sono, comida ou água. Como consequência, começam a delirar, podendo inclusivamente perder a memória.

Os detidos perdem geralmente o controlo das suas faculdades, tanto mentais como físicas, e entram em coma. De acordo com a revista, cerca de 8% dos detidos sucumbem à tortura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …