/

Onde está Peng Shuai? Tenista chinesa denunciou abusos sexuais e agora está desaparecida

WTA / Twitter

A tenista chinesa de 35 anos, Peng Shuai.

A tenista chinesa de 35 anos, Peng Shuai.

Depois de ter acusado o antigo vice-presidente chinês Zhang Gaoli de abuso sexual, a tenista Peng Shuai está desaparecida e replicam-se os pedidos de investigação ao caso.

#WhereIsPengShuai [Onde está Peng Shuai?] é uma hashtag que se tem replicado pelo Twitter. A pergunta transpõe-se do mundo virtual para o mundo real, onde a tenista está desaparecida há dez dias. A chinesa, que chegou a ser a número um mundial na categoria de pares, denunciou abusos sexuais por parte de Zhang Gaoli, antigo vice-primeiro-ministro da China.

As acusações foram feitas dia 2 de novembro, através da popular rede social chinesa Weibo. A tenista de 35 anos disse que conheceu Zhang no início da sua carreira e teve um relacionamento consensual com ele. No entanto, alega que Zhang a agrediu sexualmente logo depois de ter deixado a política em 2017.

Tudo terá acontecido quando Zhang convidou Peng Shuai para jogar ténis com ele e a esposa, abusando depois sexualmente dela.

Peng escreveu ainda que não tinha provas para sustentar as suas acusações e sugeriu que Zhang tinha a intenção de manter o relacionamento deles em segredo, escreve o The New York Times. O Partido Comunista Chinês proíbe os seus membros de ter relacionamentos extraconjugais.

“Nunca consenti nada naquela tarde. Chorei o tempo todo”, escreveu a chinesa. A publicação na rede social foi removida em apenas 30 minutos, e as pesquisas pelo seu nome foram bloqueadas. Desde que a publicação foi apagada, a tenista ainda não se manifestou publicamente.

Peng Shuai está desaparecida desde então. No entanto, as autoridades chinesas ainda não deram sinais de estar a investigar as acusações de abusos sexuais ou o próprio desaparecimento da tenista.

Este domingo, o diretor-executivo do circuito mundial feminino de ténis (WTA), Steve Simon, pediu que as autoridades chinesas investiguem as alegações de abuso sexual.

“Obviamente, ela demonstrou uma coragem tremenda ao vir a público”, disse Simon sobre Peng, citado pelo NY Times. “Agora, queremos ter a certeza de que estamos a avançar para um lugar onde uma investigação completa e transparente seja conduzida. Qualquer outra coisa, acho, é uma afronta não apenas para as nossas jogadoras, mas para todas as mulheres”.

“Se, no final do dia, não virmos os resultados adequados, estaremos preparados para dar esse passo e não operar os nossos negócios na China, se for esse o caso”, acrescentou. “Acho que certamente estamos, das jogadoras à diretoria e ao conselho, totalmente unidos de que a única abordagem aceitável é fazer o que é certo”.

Simon disse ainda que receberam confirmação de várias fontes — incluindo a Associação Chinesa de Ténis — de que Peng “está segura e não está sob qualquer ameaça física”. Ainda assim, ainda ninguém parece ter sido capaz de a contactar diretamente para confirmar.

Também Chris Evert, campeã do Grand Slam por 18 vezes, publicou no Twitter, classificando as alegações de Peng de “muito perturbadoras”.

“Eu conheço a Peng desde que ela tinha 14 anos; todos devemos estar preocupados; isto é sério; onde é que ela está? Está segura?”, lê-se na publicação.

O presidente da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), Andrea Gaudenzi, manifestou-se “preocupado com a incerteza em torno da segurança e paradeiro” da tenista.

“Não há nada mais importante para nós do que a segurança da nossa comunidade do ténis. Estamos profundamente preocupados com a incerteza em torno da segurança imediata e do paradeiro da jogadora da WTA Peng Shuai”, referiu, em comunicado, Andrea Gaudenzi.

“Estamos animados com as recentes garantias recebidas pela WTA de que ela está segura. Separadamente, apoiamos totalmente o apelo da WTA por uma investigação completa, justa e transparente das alegações de agressão sexual contra Peng Shuai”, acrescentou.

Por sua vez, a francesa Alizé Cornet pediu que não fiquem em silêncio, enquanto o britânico Liam Broady questionou como é que isto ainda pode acontecer em pleno século XXI.

“Não tenho muita informação sobre o assunto, ouvi falar disso há uma semana e honestamente é chocante que Peng Shuai tenha desaparecido”, disse também o sérvio Novak Djokovic.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.