/

A misteriosa onda de rádio que ocorre a cada 157 dias acordou outra vez (tal como previsto)

Nos últimos cinco anos, os astrónomos têm seguido de perto um estranho tipo de sinal de rádio proveniente do Espaço profundo.

Em junho, os astrónomos encontraram uma rajada rápida de rádio (FRB) com um padrão regular. Os académicos ainda não sabem ao certo por que existem ou o que são, mas a origem desta estranha rajada é conhecida por ser uma galáxia anã a mais de três mil milhões de anos-luz de distância.

Num padrão cíclico, as ondas de rádio da FRB 121102 são emitidas durante uma janela de 90 dias, seguida por um período de silêncio de 67 dias. Este padrão repete-se a cada 157 dias. Na altura, a equipa previu que, em julho ou agosto, outro padrão se repetiria – o que acabou mesmo por acontecer, avança o Futurity.

Um novo artigo científico, disponível no arXiv e que ainda carece de revisão por pares, confirman a periodicidade semelhante de 161 dias. Os novos dados confirmam as teorias anteriores de que a FRB 121102 está a enviar uma rajada de rádio repetida.

“Acho que vamos encontrar uma explicação natural para estes eventos, mas gosto de manter a mente aberta e seguir o caminho para o qual as novas evidências me levam”, admitiu Adam Deller, astrofísico da Swinburne University of Technology.

Kaustubh Rajwade, investigador da Universidade de Manchester que liderou o primeiro estudo para identificar a FRB repetitiva, acha que podemos estar perante uma estrela de neutrões.

“Com base nas curtas durações e altas luminosidades das próprias explosões, um bom palpite seria uma estrela de neutrões com um campo magnético muito alto a orbitar um objeto companheiro”, explicou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.