A misteriosa onda de rádio que ocorre a cada 157 dias acordou outra vez (tal como previsto)

Nos últimos cinco anos, os astrónomos têm seguido de perto um estranho tipo de sinal de rádio proveniente do Espaço profundo.

Em junho, os astrónomos encontraram uma rajada rápida de rádio (FRB) com um padrão regular. Os académicos ainda não sabem ao certo por que existem ou o que são, mas a origem desta estranha rajada é conhecida por ser uma galáxia anã a mais de três mil milhões de anos-luz de distância.

Num padrão cíclico, as ondas de rádio da FRB 121102 são emitidas durante uma janela de 90 dias, seguida por um período de silêncio de 67 dias. Este padrão repete-se a cada 157 dias. Na altura, a equipa previu que, em julho ou agosto, outro padrão se repetiria – o que acabou mesmo por acontecer, avança o Futurity.

Mais um padrão. Misteriosa onda de rádio ocorre a cada 157 dias

Um novo artigo científico, disponível no arXiv e que ainda carece de revisão por pares, confirman a periodicidade semelhante de 161 dias. Os novos dados confirmam as teorias anteriores de que a FRB 121102 está a enviar uma rajada de rádio repetida.

“Acho que vamos encontrar uma explicação natural para estes eventos, mas gosto de manter a mente aberta e seguir o caminho para o qual as novas evidências me levam”, admitiu Adam Deller, astrofísico da Swinburne University of Technology.

Kaustubh Rajwade, investigador da Universidade de Manchester que liderou o primeiro estudo para identificar a FRB repetitiva, acha que podemos estar perante uma estrela de neutrões.

“Com base nas curtas durações e altas luminosidades das próprias explosões, um bom palpite seria uma estrela de neutrões com um campo magnético muito alto a orbitar um objeto companheiro”, explicou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …