/

Mais um padrão. Misteriosa onda de rádio ocorre a cada 157 dias

5

ICRAR

Uma equipa de astrónomos descobriu um ciclo de atividade numa explosão rápida de rádio e uma pista valiosa sobre estes fenómenos misteriosos do Espaço profundo.

No início do ano, uma equipa de astrónomos descobriu que a rajada rápida de rádio 180916.J0158 + 65 ocorria a cada 16,35 dias. Ao longo de quatro dias, o sinal libertava uma onda, ou duas, a cada hora. Depois, permanecia em silêncio durante mais 12 dias.

Esta foi a primeira vez que os cientistas detetaram periodicidade neste tipo de sinais, conhecidos como FRBs (Fast Radio Bursts).

Agora, os astrónomos detetaram mais um padrão numa segunda rajada rápida de rádio, conhecida como FRB 121102. Neste padrão cíclico, as ondas de rádio são emitidas durante uma janela de 90 dias, seguida por um período de silêncio de 67 dias. Segundo o Space, este padrão repete-se a cada 157 dias.

Kaustubh Rajwade, principal autor do estudo e cientista na Universidade de Manchester, no Reino Unido, explicou que, “até agora, sabia-se que apenas uma outra onda rápida de rádio de repetição mostrava este padrão”.

“Encontrar este padrão revela pistas importantes sobre o que poderia ser o progenitor dos FRBs. A periodicidade diz-nos que o objeto que está a produzir os FRBs provavelmente está numa órbita com outro corpo astrofísico“, adiantou o investigador. O artigo científico foi publicado recentemente na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Algumas teorias já sugeriam que as rajadas rápidas de rádio podiam estar relacionadas com o eixo rotacional de um magnetar (estrela de neutrões altamente magnetizada), ou ter relação com os movimentos orbitais de uma estrela de neutrões num sistema binário.

ZAP //

5 Comments

  1. Há coisas realmente curiosas.
    As FRB são emitidas numa janela de 90 dias, seguida por um período de silêncio de 67 dias, num padrão recorrente de 157 dias.
    67 – 90 – 157 são três sequências (consecutivas) de Fibonacci!
    Coincidência, certo?!

  2. E o que pensarão os cientistas dessa tal sequência de Fibonacci rativamente a esse fenómeno? É explicável como fenómeno “natural”?

  3. Mais curioso é verificar que a soma do número de dias de emissão (90 dias) com o período de silêncio (67 dias) é igual a 157…

  4. Valha-nos estes comentários esclarecidos.
    A partir de hoje ficamos a saber que qualquer soma de dois números é uma sequência de Fibonacci.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.