A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou na quinta-feira uma colaboração com a Wikipedia, uma enciclopédia ‘online’ de livre acesso e participação comunitária, para difusão de informação fidedigna e atualizada sobre a covid-19, contra uma “pandemia de desinformação”.
A colaboração vai permitir disponibilizar “informação confiável sobre saúde pública” num momento em que vários países enfrentam novos e mais graves surtos de Covid-19, referiu a OMS num comunicado na quinta-feira divulgado, no qual acrescentou que a estabilidade social “depende de forma crescente da compreensão partilhada dos factos”.
Segundo noticiou a agência Lusa, através da colaboração, as pessoas em todo o mundo vão poder aceder e partilhar infografias, vídeos, e outros conteúdos sobre saúde pública da OMS na Wikimedia Commons, uma biblioteca digital de imagens e conteúdos multimedia de livre acesso.
Com estes recursos de livre acesso, os mais de 250 mil editores voluntários da Wikipedia podem trabalhar a partir dessa informação e expandir a página dedicada à covid-19, que atualmente disponibiliza mais de 5.200 artigos em 175 línguas relacionados com o novo coronavírus, adiantou o comunicado.
O documento referiu também que os conteúdos da OMS vão também ser traduzidos para línguas nacionais e regionais com o contributo da rede global de voluntários da Wikipedia.
Segundo o comunicado, o objetivo é combater uma pandemia de desinformação, evitando o excesso de informação e a rápida disseminação de informação falsa e fabricada, garantindo que esta assente em fontes confiáveis.
// Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
A OMS deixou que a China infectasse o mundo. A China deu de certeza milhões aos representantes da OMS para poder fazer o que fizeram. Agora devem voltar a China e apresentar ao mundo uma solução, não para os que já morreram, mas para os que vão sofrer nos próximos 10 a 20 anos.
Bem haja muito obrigado pela sua intervenção !
En termos de informação e desinformação a OMS que se veja ao espelho !