OMS e Wikipédia colaboram para combater “pandemia de desinformação”

Jean-Christophe Bott / EPA

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou na quinta-feira uma colaboração com a Wikipedia, uma enciclopédia ‘online’ de livre acesso e participação comunitária, para difusão de informação fidedigna e atualizada sobre a covid-19, contra uma “pandemia de desinformação”.

A colaboração vai permitir disponibilizar “informação confiável sobre saúde pública” num momento em que vários países enfrentam novos e mais graves surtos de Covid-19, referiu a OMS num comunicado na quinta-feira divulgado, no qual acrescentou que a estabilidade social “depende de forma crescente da compreensão partilhada dos factos”.

Segundo noticiou a agência Lusa, através da colaboração, as pessoas em todo o mundo vão poder aceder e partilhar infografias, vídeos, e outros conteúdos sobre saúde pública da OMS na Wikimedia Commons, uma biblioteca digital de imagens e conteúdos multimedia de livre acesso.

Com estes recursos de livre acesso, os mais de 250 mil editores voluntários da Wikipedia podem trabalhar a partir dessa informação e expandir a página dedicada à covid-19, que atualmente disponibiliza mais de 5.200 artigos em 175 línguas relacionados com o novo coronavírus, adiantou o comunicado.

O documento referiu também que os conteúdos da OMS vão também ser traduzidos para línguas nacionais e regionais com o contributo da rede global de voluntários da Wikipedia.

Segundo o comunicado, o objetivo é combater uma pandemia de desinformação, evitando o excesso de informação e a rápida disseminação de informação falsa e fabricada, garantindo que esta assente em fontes confiáveis.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A OMS deixou que a China infectasse o mundo. A China deu de certeza milhões aos representantes da OMS para poder fazer o que fizeram. Agora devem voltar a China e apresentar ao mundo uma solução, não para os que já morreram, mas para os que vão sofrer nos próximos 10 a 20 anos.

RESPONDER

Hungria e Polónia confirmam veto aos orçamentos europeus

Os primeiros-ministros da Hungria e da Polónia confirmaram, esta quinta-feira, o veto aos orçamentos europeus, enquanto o pagamento dos fundos comunitários estiver condicionado ao cumprimento do Estado de Direito. "A proposta atual não é aceitável para …

Ministro do Planeamento infetado com covid-19

O ministro do Planeamento está infetado com o novo coronavírus, permanecendo em isolamento, anunciou o Executivo esta quinta-feira. O teste positivo ao novo coronavírus do ministro do Planeamento, Nelson de Souza, acontece dias depois de ter …

Na estreia de Amy Barrett, Supremo retira restrições religiosas em Nova Iorque

A estreia de Barrett aconteceu na quarta-feira à noite. O Supremo retirou as restrições aos serviços religiosos que Andrew M. Cuomo, o governador de Nova Iorque, impusera para fazer frente à pandemia de covid-19. A votação, …

Sondagem: 25% dos portugueses têm um membro no agregado que perdeu o emprego

Uma sondagem da Intercampus revelou que, desde que o primeiro caso de covid-19 em Portugal, 24,8% dos portugueses admitem que pelo menos um membro do agregado familiar perdeu o emprego. A sondagem, encomendada pelo Jornal de …

"Por mim o Estado cumpre, desde que Novo Banco cumpra também", atira Rio

O líder do PSD defendeu, esta quinta-feira, depois da aprovação do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que o Estado "tem de cumprir" o contrato com o Novo Banco, se esta instituição também cumprir. O último …

Suspeitas de fraude com fundos europeus motivam buscas e 51 arguidos a Norte

Suspeitas de uma fraude de 2,5 milhões de euros na obtenção de fundos europeus levaram esta quinta-feira à realização de 70 buscas na região Norte e à constituição de 51 arguidos, sendo 31 indivíduos e 20 …

Trump concede perdão a Michael Flynn, ex-conselheiro investigado no processo da ingerência russa

Donald Trump concedeu um indulto a Michael Flynn, o seu antigo conselheiro de segurança nacional que tinha admitido ter mentido duas vezes ao FBI. O Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, perdoou o antigo conselheiro …

Pandemia gera impacto de 3.921 milhões de euros nas contas públicas

A pandemia de covid-19 teve um impacto de 3.920,9 milhões de euros nas contas públicas até outubro, de acordo com a síntese da execução orçamental divulgada esta quarta-feira pela Direção-Geral do Orçamento (DGO). "Até outubro, a …

"Ninguém nos vai amedrontar". Costa acusa PSD e BE de "brincar com o fogo"

O primeiro-ministro atacou, esta quinta-feira, depois da aprovação do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), PSD e BE por terem anulado a transferência para o Novo Banco, mas garantiu que o Governo respeitará o contrato. O …

Malta multa empresa usada por Nélio Lucas para administrar Doyen

A autoridade maltesa de combate ao branqueamento de capitais multou a empresa de serviços fiduciários Credence em 261 mil euros devido a diversas falhas no cumprimento das obrigações legais em matéria de prevenção do branqueamento. A …