Os números que ligam o OLX ao dióxido de carbono

ZAP

O ambiente agradece as compras realizadas em segunda mão numa das plataformas mais conhecidas em Portugal.

Quem compra na plataforma OLX não deve ter como prioridade o ambiente. Provavelmente pensa primeiro no preço do que quer comprar. Por isso, espreitou este site.

No entanto, comprar em segunda mão, no caso neste portal, poupou o ambiente, considerando os mais de 9 milhões de artigos e veículos que circularam em segunda mão.

As contas surgem num relatório sobre o impacto ambiental da compra de artigos em segunda mão. Em causa, 9 milhões de artigos das categorias: carros, motas e tecnologia (telemóveis, tablets, televisões e computadores portáteis).

Foram utilizados dados para modelar as poupanças ambientais. Foram feitas as contas ao ciclo de vida, e ao impacto ambiental da produção, transporte e eliminação de novos artigos – que foi dividido em: emissões, água, energia e utilização de materiais.

Os 25 milhões de utilizadores no OLX, ao longo do ano passado, terão poupado 3 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono.

Além disso, lê-se em comunicado enviado ao ZAP, estima-se uma poupança de 2,5 milhões de toneladas de materiais, 430 milhões de metros cúbicos de água, 82 milhões de gigajoules de energia.

E uma poupança de mais de 169 milhões de euros, olhando para estes dados de 8 países.

O produto que poupou mais o ambiente no OLX foi o carro, sem surpresa. Seguiram-se televisão e tablet.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.