“Olhos de cachorrinho” são traço de evolução. Cães desenvolveram músculo para manipular humanos

Quem é que nunca se deixou derreter pelos “olhos de cachorrinho” do melhor amigo do homem? Esse traço característico é um sinal de evolução anatómica dos cães e surgiu como forma de sobrevivência, para conquistar o coração dos humanos, de acordo com um estudo científico.

As pressões de selecção durante a domesticação dos lobos, os ascendentes dos cães, moldou não só o comportamento do que se tornou no “melhor amigo do homem”, como até a sua anatomia, conclui uma investigação publicada no jornal científico da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Esta pesquisa concluiu que a domesticação, há 33 mil anos, moldou os músculos faciais dos cães para facilitar a comunicação com os humanos e, assim, garantir a sua sobrevivência.

Desta forma, os olhos dos descendentes dos lobos alteraram-se para parecerem maiores e mais expressivos, de modo a provocarem reacções de carinho e de empatia nos humanos.

“Uma preferência inconsciente”

A musculatura facial entre cães domésticos e lobos cinzentos é “relativamente uniforme”, divergindo apenas “em torno do olho”, constatam os investigadores no artigo científico.

“Um músculo responsável por levantar intensamente a sobrancelha interna está uniformemente presente em cães, mas não em lobos”, frisam. Os “dados comportamentais revelam que os cães também produzem o movimento da sobrancelha significativamente mais frequentemente e com maior intensidade do que os lobos”, acrescentam.

E há “movimentos de maior intensidade produzidos exclusivamente por cães”, sustentam os cientistas. Trata-se especificamente de um tipo de movimento que “aumenta o pedomorfismo“, ou seja, a “manutenção das características de criança no estado adulto”, segundo a definição da Infopedia.

“Quando os cães fazem o movimento, parece despoletar nos humanos um forte desejo de cuidar deles”, nota em declarações à BBC a professora Juliane Kaminski, da Universidade de Portsmouth (Reino Unido), que foi uma das autoras do estudo.

O movimento faz com que os olhos dos cães “pareçam maiores, mais infantis e que se assemelhem a uma expressão que os humanos fazem quando estão tristes“, acrescenta Kaminski.

Perante estes “olhos de cachorrinho”, os humanos teriam “uma preferência inconsciente” por estes cães, o que os levaria a protegê-los e a desejar procriá-los, salienta ainda a professora.

Desta forma, a investigação conclui que “os cães com sobrancelhas mais expressivas tinham uma vantagem de selecção“.

A professora Anne Burrows, da Universidade Duquesne (EUA), que também participou no estudo, constata na BBC que a mudança anatómica se verificou de forma “incrivelmente rápida” e que pode estar “directamente relacionada com a maior interacção social dos cães com os seres humanos”.

A pesquisa foi realizada por investigadores das áreas da anatomia e da psicologia comparativa, baseando-se na dissecação de cabeças de cães e lobos, bem como na análise a filmagens com registos de comportamentos dos animais perante o contacto com pessoas estranhas.

Os animais analisados foram cães provenientes de abrigos localizados em vários pontos do Reino Unido e lobos oriundos de dois parques que albergam estes animais.

Entre as conclusões retiradas, os investigadores notam ainda que os cães, ao contrário dos lobos, “estabelecem contacto visual com os humanos quando não conseguem resolver um problema por si próprios”.

Esse contacto visual também os ajuda a perceberem quando “a comunicação é relevante e dirigida a eles”, até porque os cães tendem a ignorar gestos com as mãos dos humanos quando não conseguem ver-lhes os olhos, concluem.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Câmara dos Representantes condena "comentários racistas" de Trump

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na terça-feira uma moção na qual condena o presidente Donald Trump pelos "comentários racistas" dirigidos a quatro mulheres congressistas, sugerindo-lhes que "regressassem aos seus países de origem". A …

PCP quer creches gratuitas e passes sociais em todo o país

O secretário-geral comunista destacou sete compromissos, incluindo a ideia de uma rede de creches gratuitas e o limite máximo de 40 euros para os passes sociais, na apresentação do programa eleitoral do partido, num hotel …

Governo retira estatuto do antigo combatente na véspera de votação

O Governo retirou a proposta de lei sobre o estatuto do antigo combatente por dificuldades no modelo de sustentabilidade financeira resultantes das propostas apresentadas pelos partidos no Parlamento. O anúncio da retirada da proposta foi feito …

Bolsonaro "está decidido". Vai indicar filho para embaixador nos Estados Unidos

Jair Bolsonaro disse que "está decidido" que irá indicar o filho Eduardo Bolsonaro para embaixador em Washington, capital dos Estados Unidos da América. Esta terça-feira, o Presidente do Brasil disse que “está decidido” a indicar o …

Sindicato dos motoristas aprovou aumentos salariais mais baixos dos que agora reclama

A reunião de segunda-feira entre os sindicatos de motoristas e a associação de empresas de transporte de mercadorias (Antram) acabou sem acordo para evitar a greve anunciada para 12 de agosto. Porém, de acordo com o …

"Lei dos primos" corre o risco de ser adiada para depois das eleições

A aprovação da lei do PS que aperta as regras de nomeações governamentais está em dúvida na maratona de votações de sexta-feira. Os sociais-democratas ainda não decidiram o sentido de voto. Na primeira versão, o PS …

Aprovadas multas entre os 25 e os 250 euros para quem atirar beatas ao chão

A partir de terça-feira, atirar uma beata para o chão passou a custar pelo menos 25 euros, podendo o valor chegar aos 250 euros. Um novo diploma aprovado no Parlamento obriga ainda empresas a disponibilizarem …

Arranca o concurso de acesso ao Ensino Superior. Cursos muito concorridos com mais 107 vagas

A primeira fase de candidatura ao ensino superior começa esta quarta-feira e termina no início de agosto, com 50.860 vagas no concurso nacional de acesso, um total praticamente inalterado face a 2018. Segundo dados oficiais, o …

Morreu o escritor italiano Andrea Camilleri, "pai" do inspetor Montalbano

O escritor italiano, considerado uma referência do romance policial, morreu esta quarta-feira em Roma, aos 93 anos, na sequência de uma paragem cardíaca. Andrea Camilleri, nascido a 6 de setembro de 1925 em Porto Empedocle, Itália, …

Rio quer financiar hospitais do SNS em função da eficiência (e mudar nome do Ministério)

O PSD defendeu esta terça-feira um novo modelo de gestão dos hospitais públicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), sem fechar a porta às PPP, e a mudança simbólica do nome do Ministério da Saúde …