É oficial: Rússia fora do Festival da Eurovisão

Depois de, na tarde desta quinta-feira, a Rússia ter anunciado a não-transmissão do Festival Eurovisão da Canção, surge agora a confirmação por parte da União Europeia de Radiodifusão (UER) de que o Channel One não poderá concorrer ao evento.

Em comunicado, é garantido que foram feitos todos os possíveis para manter a participação russa, detalhando as duas propostas feitas: uma atuação via satélite ou a mudança de artista, garantindo que o escolhido fosse alguém com possibilidade de viajar legalmente para a Ucrânia.

Infelizmente, as duas propostas foram rejeitadas e a emissora garantiu que não tem intenção de transmitir o evento“, acrescentam.

Isto significa que a Rússia não poderá participar na competição deste ano. Quisemos muito que todos os 43 países pudessem estar habilitados para participar e fizemos o que pudemos para alcançar isso“, explicam os responsáveis da UER.

A integridade do Festival está abalada

Os russos consideraram inaceitáveis as duas propostas feitas pela entidade organizadora, sublinhando “a recusa do lado ucraniano” como “absolutamente infundada”. A emissora estatal da Rússia considerou que isto não passa de “uma tentativa de a Ucrânia politizar o concurso, o que contraria a história de 62 anos do concurso, criado para unir o povo“.

Julia Samoylova, finalista na edição russa do X Factor em 2013, revelou estar calma face à decisão. Em entrevista à estação pública russa afirmou “não estar chateada” com a situação.

Frank Dieter Freiling, presidente do Grupo de Referência do Festival Eurovisão da Canção (ESC), junta-se ao coro de críticas e condena “vigorosamente a decisão das autoridades ucranianas, ao impôr uma proibição de viajar à cantora Julia Samoylova”.

Este responsável diz ainda acreditar“que isto abala completamente a integridade e a natureza apolítica do ESC, bem como a sua missão de unir todas as nações numa competição amigável“.

O governo ucraniano tem até agora justificado a recusa da participação de Julia devido a “uma violação de segurança. De acordo com as autoridades ucranianas, a cantora terá participado em eventos no interior do território ucraniano sem autorização para tal, o que é considerado uma quebra da legislação do país.

Apesar desta situação, os organizadores garantem que “as preparações continuam a bom ritmo na cidade anfitriã de Kiev“, reassumindo como “prioridade principal a produção de um Festival Eurovisão da Canção espetacular” em conjunto com o canal estatal ucraniano UA:PBC em maio.

Ucrânia poderá ser banida

No início do mês, a UER ameaçou banir a participação da Ucrânia em edições futuras do Festival Eurovisão da Canção, caso Kiev não retire a proibição da entrada no país da representante russa no concurso.

A diretora-geral da UER, Ingrid Deltenre, considerou “inaceitável” a interdição colocada a Julia Samoylova.

Nenhum outro país anfitrião impediu a atuação de um artista no Festival Eurovisão da Canção e a UER não vai abrir um precedente em 2017”, afirmou a responsável, que tornou conhecidas as suas preocupações numa carta enviada ao primeiro-ministro ucraniano, a que o jornal Kiev Vlast teve acesso.

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …