Eurovisão ameaça banir a Ucrânia se Kiev impedir a Rússia de participar

A União Europeia de Radiodifusão (UER) ameaçou banir a participação da Ucrânia em edições futuras do Festival Eurovisão da Canção, caso Kiev não retire a proibição da entrada no país da representante russa no concurso.

A diretora-geral da UER, Ingrid Deltenre, considerou “inaceitável” a interdição colocada à cantora Julia Samoylova.

Nenhum outro país anfitrião impediu a atuação de um artista no Festival Eurovisão da Canção e a UER não vai abrir um precedente em 2017”, afirmou a responsável, que tornou conhecidas as suas preocupações numa carta enviada ao primeiro-ministro ucraniano, a que o jornal Kiev Vlast teve acesso.

Na correspondência endereçada a Volodymyr Groysman, Deltenre alertou que a delegação ucraniana pode vir a ser excluída de eventos futuros e acrescentou que, caso a proibição não seja retirada, “irá certamente ter um grande impacto negativo na reputação internacional da Ucrânia, enquanto nação europeia moderna e democrática.

Estamos frustrados e zangados com o facto de a competição deste ano estar a ser utilizada como uma arma no confronto constante entre a Rússia e a Ucrânia”, lamentou.

A Ucrânia barrou a entrada da concorrente russa no país durante três anos. A decisão foi fundamentada numa viagem que Samoylova fez à Crimeia para se apresentar num concerto em 2015. A entrada no território, que foi anexado por Moscovo em 2014, foi considerada ilegal por não ter sido efetuada através da fronteira ucraniana.

Como resposta à ação de Kiev, a UER propôs que a voz de Flame is Burning se apresentasse no festival numa transmissão por satélite, mas a ideia foi recusada pelo Channel One.

O canal público russo rejeitou a proposta e afirmou: “Achamos a oferta de participação remota estranha e rejeitamo-la, porque é absolutamente contrária à essência do evento.

A carta da organização sublinha a intenção apaziguadora da UER e a sua vontade de se focar no evento e abstrair-se da política. Mas nesta altura é incerto qual será o desfecho deste conflito, que é fundamentalmente de natureza política.

A participação russa no certame continua a ser uma incógnita. Samoylova, finalista na edição russa do X Factor em 2013, revelou estar calma face à decisão de Kiev. Em entrevista à estação pública russa afirmou “não estar chateada” com a situação.

PARTILHAR

RESPONDER

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …