Oficial: Neymar assina pelo PSG por cinco anos

O avançado brasileiro assinou um contrato com o Paris Saint-Germain válido por cinco anos, anunciou esta quinta-feira o clube francês, depois de realizar a transferência mais cara de sempre no futebol.

Neymar rescindiu o seu contrato com o FC Barcelona, pagando ao clube espanhol o valor da cláusula de rescisão, 222 milhões de euros, e na sexta-feira está no Parque dos Príncipes, em Paris, para a conferência de imprensa de apresentação.

“Estou muito feliz por me juntar ao Paris Saint-Germain. Desde a minha chegada à Europa, este clube tornou-se um dos mais competitivos e mais ambiciosos. O maior desafio, o que me motivou a juntar-me aos novos companheiros, é ajudar o clube a ganhar os títulos com que sonham os adeptos. A ambição do Paris Saint-Germain seduziu-me, tal como a paixão e a energia que provoca”, disse o jogador em comunicado.

Neymar, cuja transferência ‘pulveriza’ os 117 milhões de euros da passagem do francês Paul Pogba da Juventus para o Manchester United, será apresentado aos adeptos no sábado, antes do primeiro jogo do PSG no campeonato francês 2017/18, em casa, com o Amiens.

“Passei quatro anos na Europa e estou pronto para enfrentar o desafio. A partir de hoje, farei tudo para ajudar a minha equipa a ganhar, abrir novos horizontes ao meu clube e dar alegrias a milhões de adeptos espalhados pelo mundo”, acrescentou o jogador, de 25 anos.

Após quatro épocas no ‘Barça’, Neymar desfaz assim o tridente atacante que formava com o argentino Lionel Messi e com o uruguaio Luis Suárez e passa a ser a ‘estrela’ maior do PSG, clube em que alinha o português Gonçalo Guedes e cujo diretor desportivo é Antero Henrique, antigo administrador da SAD do FC Porto.

“É com muita alegria e muito orgulho que acolhemos Neymar Jr no Paris Saint-Germain. Neymar Jr é hoje um dos melhores do futebol mundial. A sua profunda cultura de vitória, a sua grande força de caráter e o seu sentido de liderança fazem dele um grande jogador. Vai trazer-nos uma energia muito positiva”, afirmou Nasser Al-Khelaïfi, presidente do PSG, que domina o futebol francês, mas continua sem atingir o ambicionado triunfo na Liga dos Campeões.

“Em seis anos, construímos um projeto ambicioso que já nos conduziu ao mais alto nível do futebol nacional e europeu. Hoje, com a chegada de Neymar, tenho a convicção de que nos vamos aproximar (…) da realização dos nossos maiores sonhos“, acrescentou.

A ‘novela’ Neymar terminou hoje, após algumas semanas de namoro, depois de um representante do jogador ter entregado ao FC Barcelona os 222 milhões de euros da cláusula de rescisão, embora o clube catalão tenha anunciado que iria levar o caso à UEFA para que o organismo avalie a base legal da operação.

Horas antes, a Liga de clubes espanhola tinha rejeitado o depósito do valor, alegando que o PSG não cumpria os pressupostos financeiros da UEFA.

Campeão olímpico com o Brasil em 2016, Neymar venceu a Liga dos Campeões ao serviço do FC Barcelona em 2015, sagrou-se campeão espanhol por duas vezes, venceu a Taça do rei em três ocasiões, ganhou uma Supertaça espanhol, uma Supertaça europeia e foi campeão do mundo de clubes.

PARTILHAR

RESPONDER

Salgado. "A montanha vai parir um rato" (mas ainda vamos saber o que aconteceu)

A defesa de Ricardo Salgado disse, esta sexta-feira, que ficou claro, na instrução da Operação Marquês, que o mais provável é a absolvição do ex-presidente do BES dos crimes de corrupção e que “a montanha …

Covid alastra na América. EUA bate recorde diário com mais de 60 mil infetados

Os Estados Unidos registaram 754 mortos e 60.383 infetados (um novo recorde) por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Depois de a Europa ter sucedido à China como …

Os maiores tubarões do mundo têm pequenos "dentes" nos olhos (e já se sabe porquê)

Uma investigação sobre os olhos dos tubarões-baleia, os maiores tubarões do mundo, revelaram que os seus olhos estão cobertos por pequenos dentes chamados "dentículos dérmicos". O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe do oceano, com …

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …