É oficial: Bruno de Carvalho expulso do Sporting

Andre Kosters / Lusa

O ex-presidente e agora ex-sócio do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho

O antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho foi este sábado oficialmente expulso de sócio do clube, na sequência de votação em Assembleia Geral extraordinária convocada para apreciar o recurso do ex-presidente, na qual quase 70% dos votantes se mostraram a favro da expulsão.

O ex-presidente Bruno de Carvalho viu rejeitado o recurso de expulsão que apresentou à Assembleia Geral do Sporting e é oficialmente expulso do clube.

Em votação à qual compareceram 5190 sócios, num total de  29.414 votos, número superior ao da AG de ratificação da suspensão de 15 de dezembro, 69.9% dos votantes mostraram-se a favor da expulsão de Bruno de Carvalho. Alexandre Godinho, antigo membro do Conselho Diretivo do Sporting, também já não é sócio.

Os ex-dirigentes não marcaram presença nesta Assembleia Geral, convocada com apenas este ponto em votação, que teve início às 15h30 no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.

De acordo com o jornal O Jogo, na reunião magna discursaram mais de 50 associados e apenas seis se mostraram a favor dos atuais corpos sociais, liderado por Frederico Varandas.

Segundo fonte oficial do Sporting, o único momento de tensão que decorreu dentro do Pavilhão João Rocha aconteceu quando um destes usou da palavra a favor dos órgãos sociais eleitos.

A maioria dos sócios entrou no recinto e usou do direito de voto enquanto os discursos aconteciam, sendo que cerca de 1.300 permaneceram nas bancadas do pavilhão até ao fim dos mesmos.

A decisão desta Assembleia Geral valida a sanção de expulsão do antigo presidente do clube aplicada Conselho Fiscal e Disciplinar  a 1 de março deste ano. Esta é a sanção mais pesada prevista nos estatutos dos leões. O castigo era ainda passível de recurso em Assembleia Geral Extraordinária, à qual Bruno de Carvalho agora recorreu.

O processo de expulsão foi levantado pela Comissão de Fiscalização do clube, liderada por Henrique Monteiro, que deixou funções após as eleições de setembro que elegeram Frederico Varandas como novo presidente, tendo a nota de culpa sido enviada para todos os visados a 23 de agosto do ano passado, exatamente dois meses depois da destituição em Assembleia Geral de toda a Direção.

Em comunicado, o Conselho Fiscal e Disciplinar anunciou na altura a expulsão de Bruno de Carvalho e sanções a outros dirigentes. Além do ex-presidente, foi também então expulso Alexandre Godinho, vice-presidente do anterior Conselho Diretivo do Sporting.

O Conselho Fiscal e Disciplinar identificou 12 infrações disciplinares a Bruno de Carvalho, nas quais se incluem “a tentativa de bloqueio de contas e de usurpação de funções”. Alexandre Godinho teve 10 infrações, Carlos Viera seis, Luís Gestas quatro e Rui Caeiro duas.

O Conselho justificou a aplicação da sanção mais grave prevista nos Estatutos – e até no Regulamento – devido aos “factos praticados, em acumulação, com premeditação, com relevantíssimos danos de imagem, moral e patrimonial, com dolo direto muito intenso, com liberdade, consciência e conhecimento da ilicitude pelos sócios visados Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho assumiram uma gravidade, uma ilicitude e uma censurabilidade tão grande e elevada”.

Há quatro anos, o então ex-presidente do Sporting Godinho Lopes foi expulso por “infracções muito graves para a imagem e património” do clube, na sequência de auditoria e processo promovidos pelo na altura presidente Bruno de Carvalho. Quatro anos volvidos, a história repete-se — desta vez, com protagonistas diferentes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …