É oficial: Bruno de Carvalho expulso do Sporting

Andre Kosters / Lusa

O ex-presidente e agora ex-sócio do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho

O antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho foi este sábado oficialmente expulso de sócio do clube, na sequência de votação em Assembleia Geral extraordinária convocada para apreciar o recurso do ex-presidente, na qual quase 70% dos votantes se mostraram a favro da expulsão.

O ex-presidente Bruno de Carvalho viu rejeitado o recurso de expulsão que apresentou à Assembleia Geral do Sporting e é oficialmente expulso do clube.

Em votação à qual compareceram 5190 sócios, num total de  29.414 votos, número superior ao da AG de ratificação da suspensão de 15 de dezembro, 69.9% dos votantes mostraram-se a favor da expulsão de Bruno de Carvalho. Alexandre Godinho, antigo membro do Conselho Diretivo do Sporting, também já não é sócio.

Os ex-dirigentes não marcaram presença nesta Assembleia Geral, convocada com apenas este ponto em votação, que teve início às 15h30 no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.

De acordo com o jornal O Jogo, na reunião magna discursaram mais de 50 associados e apenas seis se mostraram a favor dos atuais corpos sociais, liderado por Frederico Varandas.

Segundo fonte oficial do Sporting, o único momento de tensão que decorreu dentro do Pavilhão João Rocha aconteceu quando um destes usou da palavra a favor dos órgãos sociais eleitos.

A maioria dos sócios entrou no recinto e usou do direito de voto enquanto os discursos aconteciam, sendo que cerca de 1.300 permaneceram nas bancadas do pavilhão até ao fim dos mesmos.

A decisão desta Assembleia Geral valida a sanção de expulsão do antigo presidente do clube aplicada Conselho Fiscal e Disciplinar  a 1 de março deste ano. Esta é a sanção mais pesada prevista nos estatutos dos leões. O castigo era ainda passível de recurso em Assembleia Geral Extraordinária, à qual Bruno de Carvalho agora recorreu.

O processo de expulsão foi levantado pela Comissão de Fiscalização do clube, liderada por Henrique Monteiro, que deixou funções após as eleições de setembro que elegeram Frederico Varandas como novo presidente, tendo a nota de culpa sido enviada para todos os visados a 23 de agosto do ano passado, exatamente dois meses depois da destituição em Assembleia Geral de toda a Direção.

Em comunicado, o Conselho Fiscal e Disciplinar anunciou na altura a expulsão de Bruno de Carvalho e sanções a outros dirigentes. Além do ex-presidente, foi também então expulso Alexandre Godinho, vice-presidente do anterior Conselho Diretivo do Sporting.

O Conselho Fiscal e Disciplinar identificou 12 infrações disciplinares a Bruno de Carvalho, nas quais se incluem “a tentativa de bloqueio de contas e de usurpação de funções”. Alexandre Godinho teve 10 infrações, Carlos Viera seis, Luís Gestas quatro e Rui Caeiro duas.

O Conselho justificou a aplicação da sanção mais grave prevista nos Estatutos – e até no Regulamento – devido aos “factos praticados, em acumulação, com premeditação, com relevantíssimos danos de imagem, moral e patrimonial, com dolo direto muito intenso, com liberdade, consciência e conhecimento da ilicitude pelos sócios visados Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho assumiram uma gravidade, uma ilicitude e uma censurabilidade tão grande e elevada”.

Há quatro anos, o então ex-presidente do Sporting Godinho Lopes foi expulso por “infracções muito graves para a imagem e património” do clube, na sequência de auditoria e processo promovidos pelo na altura presidente Bruno de Carvalho. Quatro anos volvidos, a história repete-se — desta vez, com protagonistas diferentes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …