Godinho Lopes expulso do Sporting por “infracções muito graves para a imagem e património”

Tiago Petinga / Lusa

O ex-presidente do Sporting, Godinho Lopes

O ex-presidente do Sporting, Godinho Lopes

O ex-presidente Godinho Lopes foi expulso de sócio do Sporting devido a “infrações disciplinares muito graves para a imagem e património” do clube, anunciou em comunicado o Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting, que também suspendeu Luís Duque por um ano.

Luís Godinho Lopes, que liderou o emblema lisboeta entre 2011 e 2013, deixou de ter qualquer ligação ao Sporting depois de ter quebrado “a relação de confiança que qualquer sócio merece ter por parte do clube, no caso com a agravante de se tratar do seu dirigente máximo”.

“Foi aplicada por seis votos e uma abstenção a sanção disciplinar de expulsão, agravando a sanção disciplinar proposta pelo instrutor (que era a de suspensão por um ano), considerando a prática de infrações disciplinares muito graves para a imagem e património do clube”, lê-se no comunicado.

A decisão foi tomada a 25 de junho e Godinho Lopes foi notificado no dia seguinte, através de correio de eletrónico.

Em causa está a auditoria efetuada aos dois anos de gestão de Godinho Lopes e em que, de acordo com o relatório final, se verificaram “graves irregularidades”, tendo o ex-dirigente sido notificado, a 15 de maio, do processo disciplinar imposto do Conselho Fiscal e Disciplinar.

De acordo com o comunicado, Godinho Lopes respondeu à nota de culpa e apresentou a sua defesa 12 dias depois, a 27 de maio.

O ex-presidente ‘leonino’ tem o direito a recorrer para a Assembleia Geral no prazo de 30 dias após a sua notificação.

“Se os arguidos não se conformarem com estas decisões disciplinares, têm a possibilidade, nos termos gerais e como sucede em Estado de Direito Democrático, de recorrer aos tribunais, para fazer valer a sua perspetiva a respeito dos processos disciplinares que, no âmbito do clube, assim chegaram ao seu termo”, esclareceu o órgão ‘leonino’.

Também devido ao mandato de Godinho Lopes, foram abertos processos disciplinares a Luís Duque, ex-administrador da SAD, Carlos Freitas, antigo diretor desportivo, e Filipe Nobre Guedes, que foi administrador responsável pela área financeira.

Duque, que atualmente é presidente da Liga de Clubes, foi suspenso, por unanimidade, por um ano como sócio do Sporting e, tal como Godinho Lopes, tem 30 dias para recorrer para a Assembleia Geral.

Os processos de Carlos Freitas e Filipe Nobre Guedes foram arquivados por terem deixado de ser sócios antes do início dos procedimentos disciplinares, que foram levantados a pedido de um grupo de 76 sócios, depois de divulgadas as conclusões da auditoria à gestão de Godinho Lopes.

A atual direção do Sporting, presidida por Bruno de Carvalho, pediu à consultora Mazars uma auditoria à gestão do Sporting entre 1995 e 2013, durante os mandatos de Pedro Santana Lopes, José Roquette, António Dias da Cunha, Filipe Soares Franco, José Eduardo Bettencourte e Luís Godinho Lopes.

Godinho Lopes tinha já este sábado confirmado ter sido expulso de sócio do clube de Alvalade, acusando a actual direção de ter esse “objetivo pré-traçado”.

O ex-dirigente leonino revelou que vai processar os responsáveis pelo seu afastamento.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O “Syrisa” chegou ao Sporting… Apesar de JESUS próxima época contaminada.
    Sporting keep´s on shooting at their own feet

RESPONDER

Governo pondera criar nova contribuição sobre a banca para financiar Segurança Social

O Governo de António Costa está a estudar a criação de uma contribuição adicional de solideriedade sobre o setor bancário para ajudar a financiar a Segurança Social e fazer face aos custos de resposta à …

Arqueólogos encontram rara ferramenta de caça com 300 mil anos

Arqueólogos encontraram uma ferramenta de madeira utilizada na caça há 300 mil anos. É muito raro encontrar artefactos paleolíticos feitos de madeira, realça o autor do estudo. Uma equipa de investigadores da Universidade de Tübingen e …

Twitter não descarta suspender conta de Donald Trump

Um alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump caso o Presidente norte-americano prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras daquela rede social. Com 81,7 milhões …

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …

Asteróide que matou os dinossauros criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que Yellowstone

O asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que a caldeira do supervulcão Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, conclui um novo estudo agora divulgado. De acordo …

Encontrar uma agulha num palheiro cósmico. Astrónomos resolvem mistério do primeiro Anel de Einstein

Determinados a encontrar uma agulha num palheiro cósmico, um par de astrónomos viajou no tempo através dos arquivos de dados antigos do Observatório W. M. Keck em Mauankea e do Observatório de Raios-X Chandra da …

As pequenas (e estranhas) estrelas quentes são atormentadas por manchas gigantes e explosões

Há uma classe de estrelas que perplexa os cientistas há seis décadas, conhecidas como estrelas de ramos horizontais extremos (EHB). Apesar de terem metade da massa do Sol, são quatro a cinco vezes mais quentes …