Octogenária com problemas de alcoolismo andava a pegar fogo à floresta

Nuno André Ferreira / Lusa

Bombeiros tentam combater o fogo na Serra da Arada, em São Pedro do Sul, Viseu

Bombeiros tentam combater o fogo na Serra da Arada, em São Pedro do Sul, Viseu

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou hoje a detenção de uma mulher de 80 anos suspeita de ter ateado um incêndio florestal em abril passado, em Arrancada do Vouga, no concelho de Águeda.

Fonte da PJ disse à Lusa que a octogenária é mãe de um indivíduo de 61 anos que já tinha sido detido por esta polícia no passado mês de abril, por alegadamente ter ateado seis incêndios florestais na mesma zona.

Em comunicado, a PJ refere que a idosa, que foi detida na passada sexta-feira, já foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de obrigação de apresentações periódicas em posto policial.

De acordo com a investigação, a idosa, que não tem antecedentes criminais, terá agido “num quadro de alcoolismo”, potenciado pela proximidade geográfica da sua residência ao foco de incêndio.

O incêndio, ocorrido na tarde do dia 27 do passado mês de abril em Arrancada do Vouga, Águeda, no distrito de Aveiro, teve início “através de chama direta na abundante vegetação que se encontrava no terreno”.

“Apenas a pronta deteção por testemunha do início do fogo permitiu um rápido e eficaz combate do mesmo, fazendo com que não atingisse proporções de relevo, já que se está em presença de uma mancha florestal extensa e com muitas habitações próximas”, refere o comunicado.

De referir que nos meses de março e abril do corrente ano a zona de Arrancada do Vouga foi atingida por vários incêndios florestais.

O filho da mulher agora detida já tinha sido anteriormente condenado pelo crime de incêndio florestal, encontrando-se atualmente sujeito à obrigação de permanência na habitação.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …