Observadas explosões no misterioso cometa interstelar 2I/Borisov

NASA/ESA/J. DePasquale/STScI

2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar já registado, parece ser palco de várias explosões que vão ocorrendo à medida que este corpo, descoberto em agosto de 2019, se move pelo Sistema Solar e para lá do Sol.

As observações deste objetos permitiram aos cientistas rastrear a sua trajetória, tendo os astrónomos determinado que o seu estranho caminho significava que este cometa só poderia ter vindo de para lá do Sistema Solar e estar a passar na nossa vizinhança.

Agora, conta a agência espanhola Europa Press, os cientistas voltaram a analisar estes dados e descobriram algo estranho. Uma equipa de cientistas sediada na Polónia relatou por duas vezes desde o início deste mês que o cometa se tinha tornado mais ativo.

“Este comportamento é fortemente indicativo de fragmentação contínua do núcleo” deste corpo espacial, escreveram num artigo publicado no The Astronomer’s Telegram.

Este fenómeno será causado pela aproximação do 2I/Borisov ao Sol, acreditam os cientistas desde que este corpo realizou o seu sobrevoo junto ao sol em dezembro.

Com todo os cometas, explica ainda o portal Space.com, 2I/Borisov é um pedaço de detritos gelados e, por isso, atravessar o sol causa interações com este gelo, podendo assim serem geradas explosões.

Encontrado em 2019, este cometa foi batizado como 2I/Borisov em homenagem ao astrónomo amador russo Guennadi Borísov que o descobriu.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Redes sociais apertam Trump. Facebook elimina publicação, Twitter deixa ultimato

A rede social Facebook apagou esta quarta-feira, pela primeira vez, uma publicação do Presidente norte-americano, Donald Trump, alegando que em causa estava um conteúdo com afirmações falsas sobre a covid-19. Em causa está um vídeo …

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …