Observadas explosões no misterioso cometa interstelar 2I/Borisov

NASA/ESA/J. DePasquale/STScI

2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar já registado, parece ser palco de várias explosões que vão ocorrendo à medida que este corpo, descoberto em agosto de 2019, se move pelo Sistema Solar e para lá do Sol.

As observações deste objetos permitiram aos cientistas rastrear a sua trajetória, tendo os astrónomos determinado que o seu estranho caminho significava que este cometa só poderia ter vindo de para lá do Sistema Solar e estar a passar na nossa vizinhança.

Agora, conta a agência espanhola Europa Press, os cientistas voltaram a analisar estes dados e descobriram algo estranho. Uma equipa de cientistas sediada na Polónia relatou por duas vezes desde o início deste mês que o cometa se tinha tornado mais ativo.

“Este comportamento é fortemente indicativo de fragmentação contínua do núcleo” deste corpo espacial, escreveram num artigo publicado no The Astronomer’s Telegram.

Este fenómeno será causado pela aproximação do 2I/Borisov ao Sol, acreditam os cientistas desde que este corpo realizou o seu sobrevoo junto ao sol em dezembro.

Com todo os cometas, explica ainda o portal Space.com, 2I/Borisov é um pedaço de detritos gelados e, por isso, atravessar o sol causa interações com este gelo, podendo assim serem geradas explosões.

Encontrado em 2019, este cometa foi batizado como 2I/Borisov em homenagem ao astrónomo amador russo Guennadi Borísov que o descobriu.

ZAP ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Bomba junto a escola em Cabul, no Afeganistão, causa 25 mortos e 50 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola na zona ocidental de Cabul provocou hoje pelo menos 25 mortes, muitos deles jovens estudantes, e 50 feridos, adiantou uma fonte do Governo do Afeganistão. Segundo avança …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …