Obras de Banksy chegam a Lisboa em junho sem o aval do artista

eviltomthai / Flickr

Mural de Banksy em Boston

O mais conhecido artista urbano do mundo vai ter a sua primeira exposição em Portugal. Banksy: Génio ou Vândalo chega em Junho a Lisboa sem o reconhecimento do artista.

A partir de 14 de junho, a Cordoaria Nacional vai receber em Lisboa a exposição Banksy: Génio ou Vândalo com mais de 70 obras originais, anunciou a promotora da mostra no início desta semana. A exposição itinerante, que já passou por Espanha e Rússia, não tem o aval do artista, que se manifestou contra ela.

Segundo a Everything is New, a exposição tem por base obras (esculturas, instalações, vídeos e fotografias) em empréstimo por “vários colecionadores privados internacionais”. Desta forma, entre 14 de junho e 27 de outubro, mais de 70 obras do artista de rua inglês estarão em exposição na capital portuguesa.

Foi a própria produtora que adiantou que, à semelhança de outras exposições “dedicadas anteriormente a Banksy”, esta mostra “não é autorizada pelo artista“.

De acordo com o Observador, as obras de Banksy em exposição serão “exibidas em Portugal pela primeira vez”, em mostra erigida “com a colaboração da Lilley Fine Art / Galeria de Arte Contemporânea”.

“Uma impressionante instalação audiovisual especialmente criada para esta exposição irá acolher os visitantes, revelando pistas sobre o misterioso artista, destacando as suas peças mais importantes e enquadrando a sua carreira invulgar, não sem controvérsia. Entre as obras mais reconhecidas da exposição está a serigrafia original da série ‘Menina com um balão’, semelhante à recentemente destruída pelo próprio artista em uma ação inédita na Sotheby’s, a leiloeira londrina”, refere o comunicado.

Esta exposição já causou polémica no ano passado. O artista urbano repudiou, por exemplo, a sua montagem em Moscovo, defendendo que nunca apoiaria que se cobrasse dinheiro para poder ver as obras que ele próprio criou.

Apesar de não ter aprovado a exposição, disse: “Não estou certo de que seja a pessoa certa para me queixar de que pessoas juntem fotografias sem permissão”, ironizou Banksy, refere o The Guardian.

Banksy é um dos artistas mais populares e mediáticos do presente. A sua identidade tem sido motivo de dúvida e investigação ao longo dos tempos e tem impulsionado a sua popularidade. Ainda assim, foram as suas obras e a originalidade dos métodos de produção que o tornaram numa das figuras da arte urbana mundial.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Se as legislativas fossem hoje, ficava tudo (quase) na mesma. Portugueses pedem remodelação do Governo

Uma sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para a RTP e para o jornal Público revela que, se as eleições legislativas fossem hoje, ficaria tudo quase na mesma. De acordo …

Venda de barragens da EDP. Fisco abriu inquérito a ex-dirigente para avaliar se cumpriu regras

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abriu um processo de inquérito a José Maria Pires, jurista do centro de estudos fiscais e antigo alto dirigente do Fisco que integra o Movimento Cultural da Terra de …

"GPS da natureza". Os tubarões usam os campos magnéticos da Terra nas suas longas viagens

Uma equipa de investigadores descobriu as primeiras evidências sólidas de que os tubarões dependem de campos magnéticos para as suas incursões de longa distância através dos mares. Os investigadores sabiam que algumas espécies de tubarões viajam …

Rio diz ser "absolutamente impensável" PSD continuar a perder câmaras (e quer "subir bastante")

O presidente do PSD afirmou esta terça-feira ser "absolutamente impensável" que o partido continue a descer nas eleições autárquicas, enquanto o líder do CDS quer fazer deste sufrágio uma "força motriz para derrubar o socialismo …

"Penso que o ajudei". Ana Gomes visitou Rui Pinto “quatro ou cinco vezes” na prisão

A ex-eurodeputada Ana Gomes assumiu esta terça-feira no julgamento do processo Football Leaks que incentivou Rui Pinto a colaborar com a Justiça e defendeu que a mudança de atitude do arguido não foi “para salvar …

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar. A descoberta contribui para uma melhor compreensão da formação de estrelas massivas e do nascimento de aglomerados globulares. As estrelas formam-se pela contração gravitacional de nuvens de gás no …

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …