Obras de Banksy chegam a Lisboa em junho sem o aval do artista

eviltomthai / Flickr

Mural de Banksy em Boston

O mais conhecido artista urbano do mundo vai ter a sua primeira exposição em Portugal. Banksy: Génio ou Vândalo chega em Junho a Lisboa sem o reconhecimento do artista.

A partir de 14 de junho, a Cordoaria Nacional vai receber em Lisboa a exposição Banksy: Génio ou Vândalo com mais de 70 obras originais, anunciou a promotora da mostra no início desta semana. A exposição itinerante, que já passou por Espanha e Rússia, não tem o aval do artista, que se manifestou contra ela.

Segundo a Everything is New, a exposição tem por base obras (esculturas, instalações, vídeos e fotografias) em empréstimo por “vários colecionadores privados internacionais”. Desta forma, entre 14 de junho e 27 de outubro, mais de 70 obras do artista de rua inglês estarão em exposição na capital portuguesa.

Foi a própria produtora que adiantou que, à semelhança de outras exposições “dedicadas anteriormente a Banksy”, esta mostra “não é autorizada pelo artista“.

De acordo com o Observador, as obras de Banksy em exposição serão “exibidas em Portugal pela primeira vez”, em mostra erigida “com a colaboração da Lilley Fine Art / Galeria de Arte Contemporânea”.

“Uma impressionante instalação audiovisual especialmente criada para esta exposição irá acolher os visitantes, revelando pistas sobre o misterioso artista, destacando as suas peças mais importantes e enquadrando a sua carreira invulgar, não sem controvérsia. Entre as obras mais reconhecidas da exposição está a serigrafia original da série ‘Menina com um balão’, semelhante à recentemente destruída pelo próprio artista em uma ação inédita na Sotheby’s, a leiloeira londrina”, refere o comunicado.

Esta exposição já causou polémica no ano passado. O artista urbano repudiou, por exemplo, a sua montagem em Moscovo, defendendo que nunca apoiaria que se cobrasse dinheiro para poder ver as obras que ele próprio criou.

Apesar de não ter aprovado a exposição, disse: “Não estou certo de que seja a pessoa certa para me queixar de que pessoas juntem fotografias sem permissão”, ironizou Banksy, refere o The Guardian.

Banksy é um dos artistas mais populares e mediáticos do presente. A sua identidade tem sido motivo de dúvida e investigação ao longo dos tempos e tem impulsionado a sua popularidade. Ainda assim, foram as suas obras e a originalidade dos métodos de produção que o tornaram numa das figuras da arte urbana mundial.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Boavista 0-2 Sporting | Leões garantem dérbi confortável

O Sporting cumpriu a sua “obrigação” e foi vencer por 2-0 a casa do Boavista, numa 15ª jornada fundamental, uma vez que na próxima segunda-feira a formação de Alvalade recebe o Benfica, no grande dérbi …

Violino põe em risco compromisso da Alemanha de devolver objetos saqueados pelos nazis

Um violino com 300 anos está no centro de uma disputa que ameaça minar o compromisso da Alemanha em devolver objetos saqueados pelos nazis. Ninguém sabe por que Felix Hildesheimer, um negociante de instrumentos musicais judeu, …

Consumo de álcool aumentou durante a pandemia de covid-19

Embora o consumo de álcool tenha aumentado mais entre os jovens, os adultos mais velhos, sobretudo os que sofrem de ansiedade e depressão, também revelaram estar dentro desta tendência. “O aumento do consumo de álcool, especialmente …

Alphabet diz adeus ao Loon, projeto que queria espalhar Internet através de balões

O projeto da Alphabet que tinha como objetivo levar Internet às partes mais remotas do mundo "perdeu o fôlego" e os seus responsáveis decidiram pôr-lhe um ponto final. Num comunicado divulgado na última sexta-feira, Alastair Westgarth, …

Estudo identifica cidades europeias com maior mortalidade devido à poluição do ar

Madrid, Antuérpia e Torino (em Espanha, Bélgica e Itália, respetivamente) lideram o ranking de mortes associadas à poluição por dióxido de azoto (NO2). Já a maior mortalidade atribuível a partículas finas é encontrada em cidades …

Fim do Flash Player colapsou sistema de estação ferroviária chinesa

O sistema ferroviário na cidade de Dalian, no nordeste da China, ficou paralisado por causa da desativação do programa Flash Player da Adobe. A Adobe encerrou o suporte técnico do seu player de multimédia Flash Player …

Eis o que o mundo pode aprender com o confinamento da China

O confinamento na China tem apresentado resultados excecionais no controlo da pandemia, à custa da perda de liberdade das pessoas. Ainda assim, há muito que se pode aprender com o exemplo chinês. Colocar o autoritarismo contra …

Descoberto fármaco "100 vezes mais potente" contra a covid-19 (e "nasceu" das seringas-do-mar)

Uma equipa internacional de investigadores descobriu um medicamento antiviral que é "100 vezes mais potente" do que o remdesivir no tratamento da covid-19. Trata-se de um fármaco usado para tratar um cancro sanguíneo, que só foi …

Covid-19. Fortuna das dez pessoas mais ricas pagaria vacina para toda a população mundial

A riqueza combinada dos dez homens mais ricos do mundo subiu em cerca de 540 mil milhões de dólares (445 mil milhões de euros) durante a pandemia, de acordo com um relatório da organização internacional …

Farmacêuticas pouco preparadas para próxima pandemia, alerta relatório

As maiores empresas farmacêuticas do mundo estão pouco preparadas para a próxima pandemia, apesar da crescente resposta à covid-19, alertou um relatório da Access to Medicine Foundation, divulgado esta terça-feira. Neste relatório, Jayasree K Iyer, diretora executiva …