Um livro raro do físico inglês Isaac Newton (1643–1727) foi encontrado por acaso numa biblioteca de Ajaccio, na ilha francesa da Córsega.
De acordo com o jornal francês Ouest-France, que avançou a notícia, a obra em causa, impressa em meados de 1686 sob o título “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, foi descoberto por mero acaso na Ajaccio Heritage Library.
Foi a própria responsável pela biblioteca, Vannina Schirinsky-Schikhmatoff, quem descobriu o livro e o deu a conhecer. É uma “obra raríssima”, disse, recordando que, há alguns anos, “uma mesma edição foi vendida por 3,7 milhões de euros” num leilão da Christie’s.
O livro do cientista britânico, que Vannina Schirinsky-Schikhmatoff considera ser uma pedra angular da Matemática Moderna, “está um pouco danificado, mas o seu interior está em excelentes condições”, acrescentou.
Vannina Schirinsky-Schikhmatoff tinha já descoberto outro livro valioso: o Thesaurus Hyeroglyphicorum, um tratado de Egiptologia datado de 1610, redigido 200 anos antes de o francês Jean-François Champollion decifrar os hieróglifos.
Apesar de as suas descobertas darem notoriedade à biblioteca e à cidade, a responsável acabou de se demiti por divergências com a câmara municipal sobre a gestão do acervo.
ZAP // SputnikNews